Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Baixo custo e alto impacto são principais atrativos dos brindes para fidelizar clientes

O segmento brasileiro de brindes reúne mais de 4 mil empresas e movimentou R$ 5,7 bilhões em 2007, segundo dados da Bríndice, empresa especializada no setor. Caneta, camisetas, bonés, chaveiros, agendas, cadernos e pastas são alguns dos itens mais tradicionais, procurados pelas empresas que têm a intenção de agradar clientes e fornecedores, principalmente no final de ano. Mas são as idéias inovadoras e criativas que conquistam mais espaço entre as empresas que querem surpreender.

É com este objetivo que o Grupo Eco cria e desenvolve produtos e serviços sustentáveis para as ações de comunicação, marketing e eventos das empresas. Comunidades cooperativas de artesãos espalhadas por todo País fornecem materiais para o Grupo. "Ligamos o trabalho desses empreendedores das artes com os grandes centros urbanos e fornecemos produtos exclusivos para as empresas desenvolverem campanhas de relacionamento com os clientes", conta Fábio Interaminense, diretor executivo da empresa.

Os brindes comercializados pelo Grupo Eco sempre envolvem sustentabilidade com o objetivo de levar saúde e qualidade de vida para o ambiente corporativo. "Temos, por exemplo, o primeiro e único Buffet orgânico do Brasil, certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD), para preparação de cardápios de café da manhã, coffee-break, almoço, jantar e coquetel", conta Fábio.

O diretor executivo da empresa enfatiza que o tipo de brinde destinado para presentear o cliente varia conforme o ramo de atuação da empresa. "Geralmente bancos e instituições financeiras preferem produtos mais sérios, como objetos de escritório, e a grande maioria busca presentes decorativos. E existe também a opção de oferecer brindes customizados", comenta. Fábio ressalta ainda que o último trimestre do ano concentra mais de 50% das vendas de brindes, inclusive nos pedidos do Buffet.

Agregar valor e alinhar o brinde com a marca e valores da empresa também é o ideal da agência Dreams Arquitetura de Idéias, empresa que presta consultoria a empresários na hora de escolher o brinde que pode conquistar o cliente. De acordo com Fernanda Lancelotti, proprietária da empresa, o trabalho desenvolvido pela Dreams busca encontrar uma ligação entre quem vai receber o presente e quem vai entregá-lo. "Reunimos o maior número de informações possíveis sobre o perfil dos clientes e procuramos trazer a personalidade da loja ou empresa no presente", afirma.

Entre os brindes mais inovadores já elaborados pela Dreams, Fernanda destaca uma placa que simulava a calçada da fama e vinha com um chinelo que poderia ser recortado e utilizado. Esse produto foi elaborado para atender as necessidades do canal de tevê TNT, que é focado em entretenimento e cinema. A empresária lembra também de uma petisqueira produzida para uma campanha da Ambev com a marca Skol, como mais um exemplo de proposta criativa. Para o segmento do varejo, a Dreams já produziu portas-retrato para serem distribuídos aos clientes de lojas de revelação fotográfica da rede Wal-Mart e um varal de fotos para clientes da operadora de cartão de crédito Visa.

As lojas buscam, com os brindes, alavancar as vendas, com promoções do tipo compre e ganhe. E para as empresas, os brindes são um meio de se relacionar e fidelizar os clientes, analisa Fernanda. "É muito interessante presentear nas datas de aniversário dos clientes, porque tem um retorno de lembrança da marca muito grande", avalia. Ela afirma ainda que em comparação ao mercado da publicidade e promoção em ponto-de-venda, os recursos necessários para se investir em gifts são menores. "O mercado de brindes é ainda muito novo. E os empresários e lojistas precisam saber que o retorno é muito interessante. Os presentes atingem um resultado a longo prazo, pois a vida útil da comunicação é muito mais contínua", defende.

Marcelle Comi, também sócia e proprietária da Dreams, observa que, atualmente, as pessoas cansaram do convencional e buscam novidades. "Brindes como bonés, camisetas e canetas estão saturados. Existe demanda para agregar valor aos produtos convencionais somente para um público convencional", avalia. Ela conta ainda que os brindes representam a terceira mídia mais eficiente. "É essencial se relacionar e se fazer presente para os clientes", argumenta. "Quando uma empresa pensa em dar um brinde, deve pensar em algo que a pessoa gostaria de comprar", diz.

Fernanda destaca que o mercado de brindes é muito sazonal. "No Natal a produção dobra, começa a aumentar já no último trimestre do ano", afirma. Segundo ela, a Dreams fecha pacotes de produção anual com algumas empresas em janeiro e tem bastante trabalho até no meio do ano, devido ao Carnaval, Páscoa e as comemorações dos Dias das Mães e Namorados. "Os meses de julho e agosto são os mais estagnados comercialmente, mas a partir de setembro começa a melhorar".

 

 

VAGNER FERNANDES DAVID  Pride Commerce  |  www.pridecommerce.com  |   11 9766-8986  |  18 9781-2575

 

 

0 Comentario "Baixo custo e alto impacto são principais atrativos dos brindes para fidelizar clientes"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.