Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Google esclarece dúvidas sobre o Google

O destaque da semana passada na internet foi a atualização do PageRank do Google. A notícia ainda repercute e causa polêmica.

Uns acham que o PageRank não influi em nada na performance de um site ou blog. Outros acreditam que quem tem PageRank alto se beneficia com anúncios de qualidade.

Muitos, porém, não têm a mínima idéia de como funciona o bot do Google que corre pelas páginas da web, colhendo seus acertos e falhas e atualizando seu PageRank.

Nesse caso, é importante saber que o Google apresenta duas importantes características que o ajudam a produzir resultados de alta precisão.

Em primeiro lugar, ele faz uso da estrutura de links da Web para calcular uma medida de qualidade para cada página. Essa medida é chamada PageRank. O Google utiliza ainda informações contidas em links para melhorar o resultado das pesquisas.

Isso significa que quando fazemos uma busca no Google, ele mostra primeiro os sites mais importantes ou seja os que tiverem PageRank maior. Mas o que é PageRank?

A resposta está no texto abaixo, que é uma síntese de explicações dadas pelo próprio Google sobre a matéria.

Digamos que temos 5 sites A, B, C, D e E. Os site B, C, D, E tem um link para o site A.

Cada link é considerado como um voto, portanto o PageRank do site A é alto porque recebe quatro votos. O site B recebe links do site A e E. Desse modo, esse site tem o PageRank alto mas menor que o site A.

O site C recebe links do site D e E. Nesse caso, seu PageRank é médio (dois votos), apesar de que o site B também recebeu 2 votos, entretanto o Site A é o mais importante porque tem mais links seu em outros sites, então seu voto pesa mais.

Já o site D recebe link apenas do site E. Assim, seu PageRank é baixo. Finalmente, o site E, apesar de votar em todos os outros site não tem nenhum voto. Nesse caso, seu PageRank é nulo.

Analisando

O site A tem 4 votos seu PageRank é = 100%.
O site B tem 2 votos e recebeu um voto do site A (mais importante) seu PageRank é=75%.
O site C tem 2 votos. Seu PageRank é = 50%.
O Site D tem 1 voto seu PageRank é = 25%.
O site E não tem nenhum voto seu PageRank é = 0%

Se você fizer uma busca no Google e todos os sites tiverem a mesma palavra chave, o primeiro lugar fica com o site A, depois o B, seguido do C. Em último lugar aparece o D. Já o site E não aparece pois não tem PageRank.

O Google tem um robô virtual chamado Googlebot. Ele faz a varredura de algum lugar da Web e analisa quantos votos a página tem e através dos links, ele vai passando de site em site.

No entanto, se algum site na Web não tiver nenhum link para ela, então o bot não poderá indexar aquela página. Ou seja, é preciso divulgar primeiro sua página, para depois o Google poder indexá-la. Quanto mais sua página tiver sido divulgada, antes de ser lançada no Google, mais alto será o PageRank dela.

Como o Googlebot vai analisando site por site através de links, mesmo que sua página não tenha sido varrida, ela pode aparecer nos resultados do Google.

Basta que você a tenha adicionado em algum site de busca importante e o Google tenha varrido aquela página e encontrado um link para seu site.

Se, por acaso, o Google ainda não varreu a sua página, será mostrada apenas o link dela, sem o respectivo título, descrição e conteúdo, o que prejudica o cálculo do PageRank.


Aumentando o PageRank com palavras-chave

Existem duas formas de aumentar o PageRank de uma página com palavras-chave. Uma é através de votos (links) como já disse antes. A outra não depende de votos e sim de como o site é construído.

PageRank sem votos:

1) A palavra chave no título do site.

2) A palavra chave da URL (endereço do site).

3) Não ter elementos oculto tipo texto em branco em fundo branco.

4) O Google parece dar mais importância a web mais antiga.

5) Se há imagens na página, é interessante colocar a tag alt com descrição da mesma.

6) O Google gosta de sites estáveis e url’s estáticas, não dinâmicas.

7) O Google gosta de sites com muitas páginas, porém com poucos conteúdo (cerca de 700 a 1500 palavras). E, quanto mais você atualizar seu site, o Googlebot passará com mais freqüência em suas páginas.


PageRank através votos (links)
:

1) O número total de links de outros sites.

2) Links de sites que estão entre os primeiros resultados para uma mesma palavra-chave.

3) Links de uma página para outra no mesmo site que contenha a mesma palavra-chave.

4) Adicionar seu site em diretórios como o Yahoo, Aonde, Cadê, etc.

5) Conseguir votos de sites importantes.

Dicas preciosas

1) Links de sites importantes aumentam o PageRank, porém não significará nada se não combinar com sua busca. Isso quer dizer que se você tiver um link na página da Coca-Cola e alguém procurar por Coca-Cola, a segunda página apresentada pode ser seu site. Mas, se a procura for por Pepsi, mesmo que seu site tenha um PageRank Alto por causa da Coca-Cola, outros sites poderão aparecer primeiro, principalmente se tiverem um link da Pepsi para seus sites.

2) Um site com PageRank de 100% e muitas páginas falando do Google pode ficar em segundo lugar numa pesquisa porque, antes de tudo, o Google dá importância a url’s. Ex: www.google.com, www.yahoo.com.br, etc.

3) Sites com palavras erradas ou com palavras de vários sinônimos, podem ser prejudicados. Por exemplo, alguém procura por “garage” e, se em seu site estiver escrito somente “garagem”, então, apesar do site falar expressamente sobre o assunto, o Google não o apresentará na busca. Nem nas ultimas colocações. O negócio então é usar a tag certa de palavras-chaves para otimizar seu site.

4) O maior perigo é usar fazendas de links. Ou seja, sites que interligam links entre si. O Google reconhece isso como uma fórmula para burlar o sistema e penaliza os sites.

Em tempo: O PageRank deriva de Larry Page, que, junto com Sergey Brin, fundaram o Google na Universidade de Stanford. O gordo cheque US$100,000 do Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da Sun Micro systems foi o pontapé inicial da empresa. O sistema do PageRank já foi copiado por seus concorrentes, mas o Google faz constantemente melhorias no algoritmo do sistema garantindo a dianteira.

0 Comentario "Google esclarece dúvidas sobre o Google"

link patrocinado

Saldão de Eletros

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.