Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

O sonho do cartão próprio


por Mônica Pupo

Com ou sem bandeira, e acessíveis também para o pequeno comerciante, cartões private label tornam-se importante ferramenta de marketing e fidelização

 

É difícil afirmar o número exato de cartões de loja em circulação no País. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), estima-se que circulam hoje cerca de 177 milhões de cartões private label (PL) no Brasil, que em 2008 movimentaram R$ 53 bilhões. Antes restrito às grandes redes de varejo, o cartão de loja tem se tornado uma opção cada vez mais viável para o pequeno e médio comerciante. Além de ser uma eficaz ferramenta de marketing e fidelização, o PL também permite que os varejistas forneçam crédito aos clientes e, consequentemente, elevem as vendas.

Divididos em puro (sem bandeira) e híbrido ou co-branded (com bandeira), os cartões PL surgiram nos anos 1970 para uso exclusivo nas lojas emissoras. Mas atualmente a tendência das grandes redes de varejo é investir nos cartões híbridos – feitos em parceria com bancos ou financeiras – que carregam a marca da loja, mas podem ser utilizados em qualquer estabelecimento como um cartão de crédito comum. “Nos últimos dois anos observamos uma quase não-emissão de PL puros, mas sim a migração destes para o sistema híbrido”, afirma Álvaro Musa, diretor da Partner Consultoria. Segundo o consultor, a preferência pelo cartão híbrido cresceu conforme o aumento da oferta de cartões de crédito por parte dos bancos. “Hoje em dia os clientes não querem carregar um cartão para cada loja. É melhor fazer um cartão único, com bandeira, que ofereça vantagens dentro da loja, mas que possa ser utilizado em outros estabelecimentos. Ou o lojista corre o sério risco de ter seu cartão esquecido na carteira”, avalia Musa.

Apostar em um cartão PL, no entanto, não significa abrir mão de aceitar outros cartões e formas de pagamento. Com 90% do mercado de cartões concentrado nas  bandeiras Visa e Mastercard, o cartão da loja funciona como meio de pagamento complementar, que deve oferecer vantagens extras – que pode ser crédito, parcelamento sem juros, isenção de taxa de anuidade etc. – para ganhar a preferência do cliente. “Um não exclui o outro. O cartão da loja deve ser um complemento às bandeiras, por isso a melhor opção hoje é o modelo híbrido, que une as vantagens do PL tradicional à facilidade do cartão bandeirado”, diz Musa.

Alencar:

Na avaliação de Wanderval Alencar, diretor-executivo da administradora de cartões CSU Cardsystem, o modelo híbrido só é indicado para quem tem potencial de emitir a partir de 150 mil cartões. “Devemos considerar que, da quantidade total de pessoas que frequentam a loja anualmente, 10% tornam-se clientes do cartão.” No caso do PL puro, o executivo recomenda a quantidade mínima de 50 mil unidades.

 

Veja mais em:

AQUI

 

 

VAGNER FERNANDES DAVID  Pride Commerce  |  www.pridecommerce.com  |   11 9766-8986  |  18 9781-2575 |  18 8806-8356

 

 

0 Comentario "O sonho do cartão próprio"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.