Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Vamos conversar | Parte 3: Formas de decisão

Quando você está tentando vender algo a alguém, essa pessoa (ou várias pessoas) precisa tomar uma decisão. Comprar ou não comprar? Contratar ou não contratar? E é aí que entram as formas de decisão. Cada empresa tem a sua.

Primeiramente, você precisa saber se quem decidirá pela compra ou não do seu produto será a pessoa com quem você está conversando ou se outras pessoas estarão envolvidas no processo. Se for a pessoa com a qual você está conversando, fica mais fácil. Nesse caso, seria uma decisão autocrática. A pessoa que está a sua frente decidirá a compra, somente ela deverá ser convencida da compra ou da contratação.

Outro tipo é a decisão democrática, onde normalmente o resultado é decidido através de votos das pessoas envolvidas. A maioria dos votos vence. Nesse caso, você terá de convencer todas as pessoas ou, pelo menos, a maioria delas.

Na decisão por arbitragem uma terceira pessoa decidirá a questão. Por exemplo, você está conversando com o diretor de marketing, entretanto quem decide o final da história é o presidente da empresa. Então, será solicitada a presença dele para a decisão final. Mas preste atenção, convencendo o diretor de marketing, será mais fácil. Pois, ele mesmo, que já conhece o presidente da empresa, tentará o convencer a comprar o seu produto. Claro, se ele gostar do seu produto e estiver sido convencido por você. Essa forma de decisão possivelmente até o ajude, pois você terá o apoio do diretor de marketing da empresa.

E, finalmente, temos a decisão por consenso, que é a mais difícil de ser resolvida, caso o número de envolvidos seja grande. É uma decisão que é tomada com a concordância de todos os membros, por isso ela é difícil. Na decisão por consenso você terá de convencer todos a optarem pela compra do seu produto ou contratação do seu serviço, diferentemente da decisão democrática, onde você deverá convencer somente a maioria.

Conheça o seu cliente ou futuro cliente. Saiba que tipo de decisão é aplicado no caso dele ou de sua empresa. Isso irá ajudá-lo a preparar a reunião. Mais adiante, nessa série, vamos abordar os tipos de pessoas que têm o poder de decisão, para aprofundar um pouco mais o assunto. Conhecer cada uma delas é extremamente importante.

E para terminar, vamos falar sobre a importância do outro. Existe uma lenda em que um rei, perto da morte, ofereceu um prêmio à pessoa que respondesse a essas três questões corretamente:

  1. Qual é o momento mais importante da vida?
  2. Quem é a pessoa mais importante do mundo?
  3. Qual é a coisa mais importante a ser feita?

Ganhou o prêmio um jovem que respondeu:

  1. O momento mais importante da vida é o agora.
  2. A pessoa mais importante do mundo é a pessoa que está a sua frente.
  3. A coisa mais importante a ser feita é dar atenção, respeito e tratar com dignidade essa pessoa.

Então, pense nessa lenda quando estiver conversando com alguém. Certamente será muito útil. Nunca se esqueça desta lição.

O que você achou do artigo? Tem alguma experiência para dividir com a gente? Use o formulário de comentários e compartilhe o seu dia-a-dia como vendedor. Gostaríamos muito de conhecer a sua história.

Depois, aproveite para ler mais artigos do nosso blog.

 

 

 

 

VAGNER FERNANDES DAVID  Pride Commerce  |  www.pridecommerce.com  |   11 9707-7778  |  18 9781-2575 |  18 8806-8356

 

 

*Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE*

”Para produzir 1 tonelada de papel utiliza-se 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de Água e 50 mil kw/h de energia”

 

0 Comentario "Vamos conversar | Parte 3: Formas de decisão"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.