Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Os 25 anos do Windows

Conheça a história deste sistema e algumas curiosidades engraçadas deste período. Também há a chance testar o Windows 1.11 de maneira online, sem precisar instalar nenhum aplicativo


O Windows completou 25 anos de existência no último sábado, dia 20 de Novembro. Apesar dos grandes avanços das plataformas Linux e Mac OS X nos últimos anos, elas não assustem nem de longe o reinado do sistema operacional da Microsoft, já que ela está presente em cerca de 90% dos computadores pessoais no mundo inteiro.
Em 1985 foi lançado o Windows 1.0, que possuía os já clássicos Paint, Bloco de Notas, Calculadora e o Relógio. O nome Windows foi dado por causa das "janelas", nas quais era possível utilizar vários aplicativos simultaneamente.
Dois anos depois, foi lançada a segunda versão do sistema operacional. Ele foi melhorado no quesito organização, pois já incluía teclas de atalho. Com o lançamento do Windows 2.0, a Microsoft se tornou a fabricante com o maior número de vendas de sistema operacional.
Em 1990 foi lançado o Windows 3.0, e em 1992, o 3.1, o qual se tornou muito popular, especialmente com o surgimento de processadores mais poderosos, como o Intel 386. Após o Windows 3.1, o sistema operacional foi totalmente redesenhado e seguiu uma linha que vemos até hoje: menu Iniciar no canto inferior, sem ícones espalhados pela tela e com a possibilidade de adicionar um papel de parede à área de trabalho, características estas que começaram a ganhar forma com o Windows 95.
O ano de 1998 foi marcado pelo lançamento do o Windows 98, que não possuía muitas diferenças gráficas em relação ao Windows 95, mas oferecia uma série de melhorias, sobretudo no acesso à Internet. Foi com o Windows 98 que o sistema FAT 32 foi introduzido pela Microsoft.
O Windows ME (Millenium), lançado em 2000, talvez seja um dos maiores fracassos da empresa. O sistema operacional, apesar de bonito graficamente, apresentava muitos erros, motivo pelo qual se tornaram comuns os travamentos e telas azuis.
Com o Windows XP, a Microsoft resolveu problema anterior. Sua interface era mais colorida e ele possuía novidades que acompanhavam o crescimento da banda larga. O Windows XP ainda é muito usado, tanto que  está presente em quase 60% dos computadores.

O Windows Vista, lançado em 2007 não chegou a ser um fracasso como o Windows ME, mas também não caiu no gosto dos usuários. O sistema operacional requeria uma máquina muito avançada para a época e não oferecia muitas vantagens que chamassem a atenção.
No ano de 2009 a Microsoft lançou o Windows 7, o sistema mais recente. Com muito mais recursos em relação ao seu antecessor, é também mais leve, motivos pelos quais recebeu muitos elogios e vem aos poucos ganhando popularidade do público.

As curiosidades do Windows




Durante estes 25 anos, a história do Windows teve alguns momentos interessantes, que nem todos conhecem. Veja abaixo algumas curiosidades separadas.
Esta é a tela do Windows 1.0. Comercializado em quatro disquetes de 360 kb cada, o sistema exigia uma máquina de 256 KB de HD e memória RAM, o que era considerado muito para a época.
Em 1986, Steve Ballmer, atual presidente executivo da Microsoft, realizou um anúncio televisivo do Windows 1.0. Neste vídeo hilário podemos ver como eram os comerciais da época e descobrir quais as vantagens do então novo sistema operacional.



Durante uma apresentação do Windows 98, ao vivo para a rede americana de televisão CNN, Bill Gates pagou um mico que entrou para a história. Tudo parecia ocorrer bem, mas, durante a apresentação, ocorreu a famosa tela "azul da morte".
Após dar aquela risada amarela, Bill Gates se saiu bem e disse que "era por causa disso que o Windows 98 ainda não estava sendo vendido".
Comercial do Windows XP que também foi vinculado no Brasil. Mostra as novidades do Windows XP, com a música Ray of Light, da Madonna, ao fundo. Muitos se lembrarão.


Outro comercial do Windows XP, desta vez com o Steve Balmer. Foi muito inspirado no comercial realizado há mais de 10 anos na época. Basta comparar o vídeo do Windows 1.0 com este aqui. A risada será certa.

Conheça o Windows 3.11

Os usuários que não tiveram contato com as versões antigas do Windows podem matar a curiosidade com esta versão online, o Windows 3.11 remake No ranking semanal. Roda em Java no seu navegador favorito.

0 Comentario "Os 25 anos do Windows"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.