Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Como se tornar um freelancer de sucesso


Um trabalho fixo garante que você tenha um salário no final do mês. Mas não existe nada como ser o seu próprio chefe. O problema é que não é tão simples administrar o jeito freelancer de viver. Não é fácil largar uma carreira estável para trabalhar por si, mas aqui temos algumas dicas para você ter sucesso como freelancer, sendo vendedor, designer ou tendo qualquer outro tipo de trabalho.
Por Alexandre Bigaiski
Traduzido e adaptado do texto Tips for Becoming a Successful Freelancer, do blog Designzzz.

Regras Básicas

Disciplina

Este é o item básico. Muitas pessoas gostam de trabalhar como freelancer porque têm liberdade de fazer os seus próprios horários, trabalhar onde quiser, quando quiser. Sim, está certo, mas até certo ponto. Mesmo tendo essa liberdade, saiba que você precisa agendar o seu trabalho, marcar horas, períodos, quando e como seu trabalho será feito. Se você não conseguir administrar isso, todo o seu trabalho como freelancer vai por água a baixo.

Marketing

Você tem que fazer o seu marketing. Fazer ligações, procurar por clientes. Você não pode ser tímido. É uma boa ideia pesquisar e estudar um pouco as dicas de marketing. Aqui mesmo no blog da Atual Card temos várias delas. E existe muito material sobre o assunto por aí, é só pesquisar.

Escolha um nicho

Você pode ser um designer completo, fazer design gráfico, de produtos, de móveis, logos etc. Mas você deve focar em apenas um tipo de design, como o design gráfico, por exemplo. Você pode também focar em tipos de design mais específicos, como logos. A princípio pode parecer que isso vai diminuir o seu número de clientes, mas as chances de sucesso são maiores em um mercado tão competitivo.

Políticas

Defina as políticas, as características, do seu negócio. Esta é a maneira de você alcançar os seus clientes. A política pode ser, por exemplo, trabalhar com os menores preços do mercado, ou oferecer a ele infinitas revisões de material, até que ele fique exatamente como o cliente quer. Nem pense em esconder preços ou mentir sobre qualquer coisa!

Como começar o seu negócio

Comunicação

Em primeiro lugar, você precisa se comunicar. Precisa fazer marketing! Como o seu cliente vai chegar até você se ele nem sabe que você existe? A principal dica de comunicação é que não é necessário ser muito técnico em sua linguagem. Tente fugir do hábito de falar termos muito técnicos. Acredite, uma grande parte dos seus clientes não entendem (e não são obrigados a entender).

Alavancando o negócio

É ótimo quando você é muito bom em alguma coisa, mas é essencial para um freelancer “alavancar” o seu negócio. Isso inclui marketing, coordenação, recursos humanos… Acho que você já entendeu o que quero dizer.

Conclusão

Poderíamos escrever neste tópico para sempre, mas precisamos ser sucintos, objetivos. O trabalho de freelancer não é fácil no começo. Mas, uma vez que você transpôs os obstáculos, se transformar em um freelancer pode ter sido a melhor decisão da sua vida.
Aproveite o seu espaço para comentar o artigo.

0 Comentario "Como se tornar um freelancer de sucesso"

link patrocinado

Saldão de Eletros

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.