Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Calibrando dispositivos de vídeo

Calibrando dispositivos de vídeoTodos nós já passamos por esta situação, criamos um trabalho maravilhoso em nosso computador, compartilhamos nas plataformas digitais e decidimos mostrá-los para outras pessoas em sua forma impressa. Imprimimos a nossa criação e eis que surge um problema, ao observar a impressão ficamos decepcionados com o resultado, as cores estão desaturadas a peça está sem brilho e o contraste todo errado diferentemente do que você viu quando a imagem estava em seu monitor.
O problema pode estar na calibragem das cores de um de seus dispositivos: computador, monitor, scanner, câmera e outros. Calibragem é basicamente corrigir as informações de cor, brilho e contraste de exibição de seus dispositivos. O método simples envolve ajustar as configurações de brilho e contraste do monitor porém em alguns casos pode não ser o suficiente, sendo necessário calibrar a impressora, câmera, scanner e outros dispositivos.



Como calibrar o PC
Para uma impressão básica e trabalhos baseados na web uma calibragem simples pode ser suficiente. Para esta basta certificar que o monitor está no modo de 24 bits, com iluminação normal inspecionar a tela sem reflexos ou brilhos e alterar conforme a necessidade os padrões de contraste e brilho.
Porém para trabalhos mais aprimorados de design que possuem cores e linhas precisas você precisa de programas e dispositivos específicos para calibrar seus componentes.
Por que é necessário calibrar os dispositivos de vídeo
Imagens compatíveis ao imprimir
Com a calibragem adequada a impressão fica muito mais próxima aos arquivos visualizados durante a criação, diminuindo as distorções e decepções na hora que recebemos o arquivo impresso, além de nos dar segurança quanto à entrega final aos clientes, pois aquilo que foi aprovado ficará mais próximo do real no papel. Porém deve-se levar em consideração outros fatores como: tipo, cor e grau de absorção de tinta do papel que será impresso, além do padrão de cores utilizado (RGB ou CMYK) no arquivo. Esses fatores são importantes e influem no resultado final da impressão, porém não iremos falar deles nesse post.
Melhor experiência de visualização
Quando observamos fotos escuras, sem graça ou muito brilhantes incomodam nossa percepção visual, e é esse o momento de calibrar seu computador para obter um real ganho na visualização das imagens. Tudo fica melhor e mais gostoso de observar, as fotos ganham mais vida e precisão.
Aqui está um teste rápido para descobrir se você precisa ou não calibrar seu monitor.

Veja essa imagem acima . O que você vê nela? Um retângulo preto, ou cinza escuro? Consegue ver um coração cinza escuro no centro da imagem? Em caso negativo, é bom repensar na calibragem do seu monitor e efetuar esse ajuste.
Calibrando o monitor em três passos
Como mencionado, para um trabalho mais sério e que requer cores exatas e nuances bem definidas sugerimos adquirir um software próprio para calibragem do monitor, por exemplo softwares pagos como Spyder 3, LaCie ou GretagMacbeth ou gratuitos como o Calibrize.Além disso é preciso corrigir a configuração de gama da sua tela, pois é um fator considerável para a semelhança com a impressão final.
Preparamos um pequeno tutorial que pode ajudá-lo no processo de calibragem com a ferramenta Calibrize, pois ela é gratuita e de livre acesso, confira:

Primeiro passo é a regulagem do brilho e contraste, geralmente utilizam-se os botões de controle no próprio monitor. Inicialmente regule o contraste no máximo e o brilho até o círculo preto não seja visto com o fundo escuro quase sólido, então altere o contraste até o círculo branco aparecer.

Segundo passo é o ajuste de Gama da sua tela, ou seja, a intensidade das cores. Deslize as barras até que os círculos no centro das imagens fiquem no mesmo tom dos retângulos. Observe apenas se não ocorrerá desajuste no brilho, se acontecer volte ao passo número um.

Terceiro passo é salvar as configurações. Fique tranqüilo, pois elas serão carregadas automaticamente toda vez que ligar seu computador, seu perfil de cores fica salvo e disponível para todos os programas ICC garantindo melhores impressões.
Calibrando outros componentes:
Impressora
Ao imprimir fotos ou documentos em sua impressora, utilize o perfil de impressão correto para conseguir as cores exatas. O caminho mais rápido para garantir que a impressora está devidamente calibrada é via software da impressora.Cada fabricante possui um programa diferente, basta seguir as instruções e alcançar uma boa calibragem.

Scanner
Apesar de serem dispositivos de entrada de imagem no computador os scanners também necessitam de uma correta calibragem de cores, brilho e contraste. Tal ajuste pode ser efetuado de forma on-line ou com um software disponibilizado pelo fabricante. Uma dica importante é manter o vidro do scanner sempre limpo, para limpar utilize um pano limpo com água ou fluído próprio para monitores e telas. Outra dica é no momento de digitalizar, efetuar os ajustes de brilho e contraste (varia de acordo com o fabricante).
Câmera
Não se esqueça de realizar ajustes na sua câmera também ajustando o perfil de claro e escuro baseados no do seu monitor, sincronizando o perfil gráfico da câmera e do monitor. Existem inúmeros softwares que auxiliam nesses ajustes como Photoshop, Photopaint entre outros.
Mais dicas para uma boa calibragem
Calibre regularmente
Depois de calibrar seus componentes prepare-se para repetir esse procedimento rotineiramente, pois com o passar do tempo ocorrem modificações naturais nesses aparelhos exigindo uma nova calibragem, sugerimos uma calibragem no mínimo mensal.


Escolha o papel certo
Além desses passos e uma correta calibragem dos componentes de vídeo é sempre bom saber que papel utilizar levando em consideração fatores como: tipo, cor e grau de absorção de tinta, além de ajustar os padrões de impressão de acordo com eles.
Com os componentes de vídeo corretamente calibrados suas impressões ficarão mais fiéis aos trabalhos criados no computador gerando satisfação e segurança para você e para o seu cliente. Não corra o risco de se decepcionar e faça sempre a calibragem dos componentes, em especial dos monitores diminuindo os erros na impressão e entrega final.
Texto baseado no artigo Color Calibration for You Devices, do blog 1stwebdesigner.
Boa calibragem e ótimas impressões.

0 Comentario "Calibrando dispositivos de vídeo"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.