Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

As 10 perguntas mais comuns em uma entrevista de trabalho e como respondê-las.

As 10 perguntas mais comuns em uma entrevista de trabalho e como respondê-las.Independente  da área de atuação o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, mesmo com vagas abertas todos os dias , uma boa parte delas não é preenchida, por diversos motivos como a não qualificação para a vaga ou um desempenho ruim na entrevista.
Para ajudar com as entrevistas, listamos as perguntas mais frequentes e como respondê-las sem afetar seu desempenho na seleção.





 
1 Fale sobre você
É a típica questão que se pudéssemos não responderíamos.  Geralmente é a pergunta principal pois o entrevistador quer conhecê-lo e também ver o modo como você fala sobre você. Seja curto e sucinto, no máximo fale 2 ou 3 minutos e conte como suas qualidades (por exemplo, qualificações, e experiência de trabalho) são relevantes para a posição em questão, nada de contar histórias de sua infância ou coisas que não façam parte de sua vida profissional.

2 Quais seus pontos fracos?
Parece difícil, mas fique tranquilo. Se você chegou até aqui é porque tem qualidades, seus pontos fracos não irão tirá-lo totalmente do processo, mas mesmo assim responda da seguinte maneira: Aponte as fraquezas que não serão relevantes na execução do cargo pretendido, outra dica é apontar uma fraqueza anterior e como você a superou na realização de algum projeto. Isso demonstra que você possui defeitos sim, mas tem a capacidade de superá-los.

3 Qual a sua maior realização?
Se você tiver um mega projeto bem sucedido é hora de contá-lo sem problemas, de preferência quantificando seu sucesso. Caso não tenha feito nenhuma grande realização seja sincero e diga que embora não tenha um grande projeto em sua carreira você acredita que essa oportunidade lhe trará grandes conquistas e esse é um dos motivos de você estar tentando essa vaga na empresa.

4 Porque você deixou seu emprego anterior?
Existem vários motivos justos para deixar um emprego, explique a situação  tentando ser positivo em relação ao emprego anterior, seja ético e não exagere. O avaliador precisa saber seu grau de comprometimento com essa possível vaga e que você não irá deixá-lo na mão por motivos fúteis.

5 Porque você quer trabalhar aqui conosco?
O entrevistador quer saber o quanto você sabe e se identifica com a cultura da empresa, se realmente você aceitaria o trabalho e a visão da empresa. Responda evidenciando os valores com os quais você  mais se identifica. Porém se você não se identificou com a cultura e valores da empresa , repense se realmente será uma boa oportunidade, afinal honestidade é um valor base no mundo corporativo.
6 Porque você se candidatou para esta vaga?
Difícil de responder, você não poderá dizer que é porque está desempregado há seis meses e o salário é ótimo, por exemplo. O avaliador quer que você tenha um sentimento de pertencer aquela  empresa, de estar motivado para a função em questão. Antes de responder estude muito bem o perfil da vaga e faça uma auto-analise, sabendo então os pontos que encaixam em seu perfil profissional. Por exemplo, se você é muito sociável e adora comunicar-se, pode utilizar esses atributos justificando a tentativa para uma vaga de atendimento, por exemplo.
7 Como você se vê daqui a 5 anos?
Mais um teste ao seu comprometimento profissional, pois  as pessoas que pulam de emprego em emprego geralmente  não possuem um plano sólido. Além disso a preferência sempre será por candidatos que estabelecem metas a longo ou médio prazo. Sua resposta deve assegurar ao entrevistador de que seus objetivos de progressão na carreira estão em sintonia com o avanço real na empresa, assim nenhuma das duas partes fica com expectativas além do esperado e no futuro não haverá frustrações.

8 Por que devo contratar você?
Essa resposta deve unir suas habilidades,  profissionais e pessoais, experiência, educação, personalidade  e todo seu conhecimento sobre a futura empresa, por isso é preciso conhecer a fundo a empresa e toda sua cultura. Além disso, você precisa mostrar carisma e paixão para defender seu discurso pois muitos candidatos terão habilidades semelhantes as suas , lembre-se que uma pessoa com confiança, energia e motivada pode render muito para a empresa.

9 E qual a faixa salarial esperada?
Essa é clássica. O caminho mais racional é investigar a faixa salarial do cargo desejado, baseado na média salarial do mercado.  Para não parecer apenas focado no dinheiro é bom enfatizar que o salário em si não é a grande questão e que você sente-se atraído pelo trabalho a ser exercido ou pela empresa que irá trabalhar.

10 Você tem alguma pergunta para fazer?
É sua grande chance na entrevista para fechar com chave de ouro. Não desperdice essa oportunidade com um: – Não, muito obrigado. Aproveite essa deixa para agradecer a oportunidade e sanar qualquer pequena dúvida que ainda exista, mesmo que não existam dúvidas demonstre toda sua disposição para a vaga, afinal um candidato proativo e com perguntas inteligentes sai na frente de um totalmente passivo.

Siga essas dicas para uma melhor sorte nas entrevistas e lembre-se que a principal dica é conhecer muito sobre a futura empresa e sobre a vaga antes de candidatar-se. Conhecimento é um ótimo aliado. Relaxe e faça uma ótima entrevista.

Thiago Flores

0 Comentario "As 10 perguntas mais comuns em uma entrevista de trabalho e como respondê-las."

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.