Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Como compartilhar sua internet 3G com mais de um computador


Existem muitos métodos para se fazer isso, vou descrever apenas um deles. A situação é a seguinte:
  • Dois computadores; Um modem 3G USB que será conectado a um dos computadores;
  • O computador que conectará o 3G será chamado SERVIDOR;
  • O SERVIDOR DEVE permanecer LIGADO e CONECTADO para que o outros computadores possam navegar na internet;
  • Todos os computadores envolvidos tem pelo menos uma placa de rede.


Obs. Se a idéia é conectar APENAS DOIS computadores, você não precisará de um HUB/SWITCH, basta apenas de um cabo de rede CrossOver. O cabo de rede Cross tem ponteiras crimpadas de forma diferente, uma das pontas utiliza o padrão A e a outra ponta o padrão B.



Com esse cabo você poderá ligar os dois computadores em rede e como já falamos, um chamaremos de SERVIDOR e ou outro de GUEST.
Se vc quer compartilhar com mais de um computador, seu seja, alem do servidor, quer que mais 2 (ou mais) computadores naveguem na internet então será necessário um simples HUB, basta ligar com cabo de rede normal todos os computadores ao HUB.
Não se preocupe com a velocidade da placa ou hub se for o caso.
Para seguirmos nosso esquema vamos necessitar de um programinha, pequeno, simples, direto mas muito importante, ele é o maestro em todo esse concerto.
Baixe o programa AnalogX Proxy

Alguns links:

Esse programa é PERFEITO e suas qualidades são:
  • Simplicidade, basicamente basta instalar
  • Pequeno, aproximadamente 400KB
  • FREEWARE, não pague nada por ele
Bom, vamos a receita de bolo:
1 – Conecte todos os computadores (se forem dois, com o cabo crossover, se forem mais com o hub);
2 – Configure um IP para cada computador:
———- 2.1 (WinXP) Iniciar / Painel de controle / Conexões de rede
——————— 2.1.1 dois cliques em Conexão local
——————— 2.1.2 clique no botão propriedades
———- 2.1 (WinVista/7) Iniciar / Painel de controle / Central de rede e compartilhamento
——————— 2.1.1 clique na opção (a esquerda) Alterar configurações do adaptador ou Connfigurar conexões de rede
——————— 2.1.2 dois cliques em Conexão local
———- 2.2 Abrirá uma tela como a figura a baixo
——————— 2.2.1 Procure por Protocolo TCP/IP Versão 4 (no XP tem apenas uma opção de TCP/IP, escolha essa) e selecone-a sem desmarcar (como mostrado na imagem)
——————— 2.2.2 Clique no botão Propriedades
———- 2.3 Na tela que se abrirá vc irá configurar o IP (é como o CPF de cada máquina na rede, ou seja, cada um tem que ter um IP diferente do outro)
——————— 2.3.1 Para Endereço IP do SERVIDOR digite 192.168.1.1, para o endereço IP dos demais computadores, eles devem ter o últmo número diferente, por exemplo 192.168.1.2, 192.168.1.3, 192.168.1.4, …
——————— 2.3.2 Para a máscara de subrede vc deve digitar o mesmo para todos os computadores, digite 255.255.255.0 em todos.
——————— 2.3.3 Para o Gateway padrão é o seguinte, para todo os computadores, digite 192.168.1.1, dessa forma vc estará indicando para todas os computadores da rede quem é o gateway (gw), em resumo e a groço modo, o gw é o cara que tem a internet para distribuir, já o gateway do servidor é ele mesmo, ou sem último caso vc pode colocar o gw mostrado pela conexão 3G (essa informação pode ser obtida com o comando ipconfig /all após fazer a conexão 3G).
——————— 2.3.4 Podem colocar como Servidor DNS preferencial o IP 192.168.1.1, pois o servidor servirá como servidor de DNS nesse caso, no servidor DNS alternativo não é necessário colocar nada mas se desejar dar uma ajudinha, pode configurar com o IP do seu servidor de DNS da sua operadora 3G (não garanto os DNSs abaixo, um amigo me forneceu e não me deu certeza)
——————– Claro
—————————— DNS primário: 200.255.121.39
—————————— DNS secundário: 200.169.117.14
——————– Vivo
—————————— DNS primário: 200.220.227.200
—————————— DNS secundário: 200.142.130.10
——————– Tim
—————————— DNS primário: 189.40.238.6
—————————— DNS secundário: 189.40.238.7
——————– Oi
—————————— DNS primário: 200.220.227.101
——————— 2.3.5 OK, OK, Fechar
 
3 – Com todos os computadores conectados e com todos os IPs configurados vamos instalar o AnalogX Proxy no servidor (computador que está conectado ao 3G e com IP 192.168.1.1), depois de baixado, basta instalar normalmente, sem nenhuma dificuldade, se desejar registrar o programa no final da instalação tudo bem, se desejar não registrar, tudo bem também.
4 – Abra o programa Proxy em Iniciar, todos os programas, AnalogX, Proxy. Se aparecer alguma mensagem pedindo Ok, clique Ok. Note que na bandeja da barra de tarefas (perto do relógio, em baixo a direita) existe um ícone que é uma bolinha verde. Clique nela com o botão direito do mouse e escolha Configure, deixe como na imagem.
5 – Agora o computador que tem o AnalogX Proxy instalado já é um servidor Proxy para os outros computadores. No servidor basta apenas conectar o seu 3G, o trabalho agora fica na configuração dos outros computadores.
———- 5.1 Em cada computador conectado a rede vc deve configurar o proxy no navegador, vou mostrar como fazer no (IE) Internet Explorer e no (FF) Mozilla Firefox.
———- 5.1.1 No Internet Explorer: Abra o navegador e clique em Ferramentas (ou Iniciar / Painel de controle / Opções da internet) e Opções da Internet. Clique na aba Conexões e no botão Configurações da LAN, deixe como a imagem abaixo
Endereço: 192.168.1.1 e a porta 6588
Ok, Ok
———- 5.1.2 No Mozilla Firefox: Abra o navegador, clique em Ferramentas, Opções…. Escolha a opção Avançado, depois escolha a aba Rede e clique no botão Configurar conexão…
Configuração manual do proxy. HTTP: 192.168.1.1 e Porta: 6588
Ok, Ok
Essa dica funciona na maioria dos casos, para falar a verdade algumas configurações citadas aqui são desnecessárias, mas tentei ser o mais sistemático possível e tentei abranger a maioria dos casos.

0 Comentario "Como compartilhar sua internet 3G com mais de um computador"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.