Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Proteja-se da Síndrome de Visão do Computador

Proteja-se da Síndrome de Visão do Computador


Saiba os sintomas e aprenda a prevenir-se!

Nós que costumamos passar horas frente ao computador, sabemos que por vezes os nossos olhos pagam a factura da exposição à forte luz e conteúdos que o computador apresenta. Olhos cansados, vermelhos, que até podem levar a dores de cabeça, são por vezes os sintomas resultantes da designada Síndrome da Visão do Computador. Fique a saber mais sobre esta síndrome e como se pode prevenir para ter uma saúde óptica mais saudável!


O que é?
A Síndrome da Visão do Computador, ou CVS, caracteriza-se pelos seus sintomas oculares com aparecimento durante ou após o uso prolongado do computador.

A síndrome constitui-se pelos seguintes sintomas:
Olhos irritados ou vermelhos;
Comichão e coceira nos olhos;
Olhos secos ou lacrimejados;
Cansaço ocular;
Sensibilidade à luz;
Dificuldade em focar algo;
Visualização de cores alteradas;
Visualização de sombra em redor de objectos;
Visão turva ou dupla.
Outros sintomas e/ou resultantes dos anteriores:
Dor de cabeça;
Dor na nuca;
Dor nas costas;
Espasmos musculares.

Porque ocorre?
Esta síndrome ocorre pois a nossa visão não está concebida para suportar a exposição a telas de computador durante várias horas seguidas. Uma vez que as imagens apresentadas são formadas por ‘pixels’ e a fisionomia do nosso olho não consegue manter o foco, precisando muitas vezes de focar e voltar a focar, de forma continuada. Este comportamento provoca um stress dos músculos oculares que, por sua vez, desencadeia os sintomas supracitados. Desta forma, qualquer pessoa que passe mais de 2 horas por dia à frente de computador, pode desenvolver esta síndrome.

Como prevenir?

Decerto todos passamos muito tempo à frente do computador, e alguns dos sintomas acima descritos nos são familiares. Assim, e para promover a nossa saúde, em especial o bem estar da nossa visão, existe uma técnica que pode ser utilizada por todos para prevenir esta Síndrome. É conhecida como Regra 20-20 e é bem simples. De 20 em 20 minutos, desvie o olhar do ecrã do seu computador, durante 20 segundos, e olhe para algo distante. Este procedimento ajuda a descansar os olhos.

Sugestões para prevenir problemas oculares frente ao computador:
Posicionar o monitor de 50 a 60 cm dos olhos, sendo que a parte superior fica à altura ou abaixo dos olhos, nunca acima da linha ocular;
Posicionar bem os suportes para papéis junto ao monitor, quando estiver a escrever;
Ilumine bem a sala onde o computador se encontra, a luz incandescente é melhor opção que a fluorescente;
Minimize os reflexos do ecrã, alterando a posição do computador, das luzes, usando cortinas e ainda meios anti-reflexo se assim for necessário;
Piscar os olhos com alguma frequência;
Manter o ecrã do monitor sempre limpo;
Por cada hora de trabalho, descanse 5 minutos, olhando para algo distante;
Use óculos que sejam os corretos;

Sempre que necessário, consulte em oftalmologista.

F.lux, ProtectYourVision e RedshiftGUI são softwares que lhe permitem poupar o esforço dos olhos enquanto trabalha.
 
A visão é dos sentidos com mais importãncia que possuimos, e devemos garantir o seu bem-estar. Por mais importante que sejam as tarefas que tenhamos que realizar no nosso computador, não nos podemos esquecer que a nossa saúde está em primeiro lugar.
 
Já sentiu alguns sintomas desta Síndrome? Conhece estas ou outras técnicas de prevenção?
 

0 Comentario "Proteja-se da Síndrome de Visão do Computador"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.