Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

5 mitos sobre o sucesso profissional


Especialistas consultados pela Exame elencaram mitos sobre a ascensão profissional que podem gerar estresse e frustração. Confira abaixo as situações de estresse que não necessariamente levam ao sucesso.




1 – Nem tudo vale a pena
O esforço para conseguir um salário melhor pode não valer a pena. A remuneração e estabilidade financeira impulsionam o profissional na carreira, mas estes não podem ser os únicos motivos.
"O dinheiro é uma das moedas para comprar a felicidade, mas não é a principal", diz Eduardo Ferraz, autor do livro 'Seja a pessoa certa no lugar certo'. "O profissional se mata durante dois anos, vara finais de semana e quando recebe um aumento se pergunta: valeu a pena? Em alguns casos, a resposta é não". 

2 – Esforço recompensado
O esforço recompensado é um dos mitos que mais gera frustração e estresse. A sensação de nadar, nadar e nunca chegar à praia desmotiva. E, às vezes, entristece e faz adoecer. O fato é que, em um mercado competitivo, a gratificação raramente vem na mesma velocidade e medida da dedicação. 
Para o consultor André Caldeira, o ideal é colocar na balança os objetivos e o custo benefício de cada ação. Negligenciá-la em nome de algo subjetivo nem sempre é a melhor opção. 

3 – Controle absoluto 
Ter o controle absoluto faz tão mal à saúde quanto não receber nada em troca. Caldeira lembra que o trabalho depende do outro que, muitas vezes, pode não ter o mesmo comprometimento ou forma de pensar.
Sendo assim, dificilmente alguém tem o controle de cada detalhe da operação. Em alguns momentos é normal que as rédeas escampem das mãos. Aprender a ser flexível, tolerante e se adaptar rapidamente é essencial para não pirar.
Além disso, hoje sai na frente quem costura boas alianças e entende que para que o resultado aconteça é preciso trabalhar com os outros. Mais: ganha pontos quem busca aprender com os outros mesmo que esta pessoa esteja em um patamar mais abaixo na hierarquia. 

4 – Ser líder para ser feliz
Há quem direcione toda carreira para comandar. Se isso não acontece, a conseqüência óbvia é a desmotivação e o estresse. Também existe a possibilidade de o profissional fracassar ao chegar em um cargo por não estar preparado – o que também gerará frustração.
"Na prática, apenas 10% das pessoas têm estrutura, personalidade e bagagem para liderar", afirma Eduardo Ferraz. 

5 – O sucesso chega para que nunca erra
Erros são inerentes à condição humana e podem ser o passo para acertar o caminho. O empresário Henry Ford dizia que "o fracasso é somente a oportunidade de começar de novo, de forma mais inteligente".
"Por outro lado, a tolerância excessiva aos erros também é um mito", lembra Caldeira. "A questão é como o profissional se organiza para entender quais são suas limitações" e trabalha para superá-las. Afinal, não vale se acomodar e persistir no mesmo erro. 

0 Comentario "5 mitos sobre o sucesso profissional"

link patrocinado

Saldão de Eletros

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.