Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Gerencie os programas que inicializam com o Windows 8

A função mais usada do Utilitário de configuração do sistema, também conhecido como Msconfig, sempre foi a de gerenciar programas que inicializam com o Windows. Mas no Windows 8, essa ferramenta não tem mais essa função. Conheça a nova maneira de gerenciar itens de inicialização no Windows 8.

Por que gerenciar programas que inicializam com o Windows?

 

Alguns programas instalados no Windows, são configurados para inicializar junto com o sistema,em segundo plano. Antivírus, drivers de dispositivos e programas que se atualizam automaticamente são exemplos de itens que inicializam com o Windows, além de outros programas menos essenciais. Embora a execução automática de programas seja bastante prática, já que você não precisa se preocupar em executá-los manualmente, ela pode afetar o desempenho do seu computador.
Quando há itens demais configurados para inicializar com o sistema, eles podem fazer com que o seu computador demore mais para inicializar o Windows, caso suas especificações de hardware não deem conta de lidar com tantos programas. Para resolver isso, cabe a você analisar os itens que inicializam com o computador a fim de descobrir quais são essenciais e quais são dispensáveis. Dessa forma você pode desativar os itens que julgar desnecessários, acelerando assim a velocidade de inicialização do seu computador.

O que muda no Windows 8?

Desde o Windows 98 era possível gerenciar os programas que inicializam com o Windows através do já citado Utilitário de configuração do sistema. Mas no Windows 8, essas configurações ganharam uma nova “casa”: uma nova guia do Gerenciador de tarefas. Essa mudança permitiu que novas opções fossem adicionadas, possibilitando que o usuário gerencie os itens com mais eficiência.
Por isso, se você for tentar configurar os itens de inicialização através do “msconfig”, ele lhe pedirá para se dirigir ao Gerenciador de tarefas.
Gerencie os programas que inicializam com o Windows 8
Utilitário ‘msconfig’ ainda existe no Windows 8, mas ele não gerencia mais os itens da inicialização

Gerenciando os programas que inicializam com o Windows 8

Comece acessando o Gerenciador de tarefas. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o barra de tarefas e escolha Gerenciador de Tarefas. Se preferir, utilize o atalho de teclado CTRL + SHIFT + ESC.
Gerencie os programas que inicializam com o Windows 8
No Windows 8 o Gerenciador de tarefas tem dois modos de exibição: o completo e o reduzido. Se estiver no modo reduzido, clique em Mais detalhes para poder visualizar todas as opções necessárias.
Gerencie os programas que inicializam com o Windows 8
Por fim, clique na guia Inicializar para conferir os programas que inicializam com o Windows. Inicialmente são relacionados os nomes do programas, seus respectivos fornecedores, seus status – isto é, se está ativado ou desativado – e o impacto na inicialização.
Gerencie os programas que inicializam com o Windows 8
Obviamente, se você deseja desativar programas a fim de aumentar a velocidade de inicialização do computador, você deve começar pelos que causam o mais alto impacto. No entanto não é só sair desativando. É necessário saber antes se esses itens são realmente desnecessários ou se são fundamentais para o correto funcionamento do sistema. Programas como softwares antivírus e drivers de dispositivos são exemplos de itens que não devem ser desativados.
Utilize as colunas Nome e Fornecedor para descobrir a função de cada item. Se isso não for suficiente para você saber do que se trata, clique com o botão direito do mouse sobre um dos itens e escolha Pesquisar online, a fim de encontrar informações sobre ele na internet.
Gerencie os programas que inicializam com o Windows 8

Exibindo mais detalhes

Caso tenha dúvidas relacionadas à função de determinado item ou em relação aos recursos que ele consome na inicialização, você pode exibir informações adicionais sobre ele. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o título de qualquer uma das colunas e escolher quais informações exibir. Colunas adicionais serão exibidas com os dados desejados.
Gerencie os programas que inicializam com o Windows 8
De posse dessas informações você já poderá decidir com segurança se deve ou não desativar o item.

Desativando e ativando itens

Para desativar um item é muito simples. Basta selecioná-lo e clicar no botão Desabilitar. A ação terá efeito a partir da próxima reinicialização do computador. Caso algo dê errado, basta selecionar o programa novamente e clicar em Habilitar.
Gerencie os programas que inicializam com o Windows 8
Gerencie os programas que inicializam com o Windows 8

Considerações finais

O gerenciamento de itens da inicialização não somente mudou de lugar no Windows 8 como também ganhou novas funções, como a possibilidade de exibir mais informações sobre cada programa, o que antes só era possível com programas de terceiros.
Além de facilitar a tomada de decisão do usuário na hora de desativar algo que esteja deixando a inicialização mais lenta, as informações extras podem facilitar a identificação de malwares que tentam se passar por processos do sistema.
Com a mudança de lugar, essas configurações ficaram em um local visível e de fácil alcance. Com isso até mesmo usuários menos experientes poderão encontrá-la facilmente, seja por conta própria ou por orientação de outra pessoa mais experiente.

0 Comentario "Gerencie os programas que inicializam com o Windows 8"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.