Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Como Criar um Logotipo


Saiba, em apenas 5 passos, como desenvolver uma logomarca profissional!



1. Saiba que um logotipo é aquilo que ele representa

Antes de criar um logotipo, você deve entender o que é um logotipo, o que representa e aquilo que é recomendado fazer. Um logotipo não é apenas um desenho – o logotipo reflete a marca comercial de uma empresa através do uso das formas, fontes, cores e/ou imagens.
Um logotipo tem de inspirar confiança, reconhecimento e admiração pela empresa ou produto. Este deve ser o objetivo de um designer ao criar um logotipo.


2. Conhecer os princípios efetivos do design de logotipos

Agora que você sabe o que um logotipo deve fazer, e que ele deveria representar, deve aprender sobre o que faz um grande logotipo: as regras e princípios básicos de design para um logotipo eficaz.
1. Um logotipo deve ser simples
Um projeto simples permite fácil reconhecimento e permite que o logotipo seja versátil e memorável.
2. Um logotipo deve ser memorizável
Seguindo de perto o princípio da simplicidade, é o princípio da memorização. Um projeto eficaz deve ser fácil de memorizar e isso é conseguido através de um logotipo, ainda que simples, adequado.
3. Um logotipo deve ser atemporal
Um logotipo eficaz deve ser atemporal – ou seja, deve resistir ao teste do tempo. Será que o logotipo ainda será eficaz em 10, 20, 50 anos?
4. Um logotipo deve ser versátil
Um logotipo eficaz deve ser capaz de trabalhar com uma variedade de mídias e aplicativos. Por isso, o logotipo deve ser projetado preferencialmente em formato vetorial (Corel Draw, Illustrator), para assegurar que ele possa ser redimensionado para qualquer tamanho. Importante, a logomarca deve ficar boa em apenas uma cor também.

5. Um logotipo deve ser adequado
Você deve posicionar o logotipo de forma adequada para sua finalidade. Por exemplo, se você está projetando o logotipo “X” para uma loja de brinquedos de crianças, seria apropriado usar uma fonte infantil bem como, um similar esquema de cores. Isso não seria tão apropriado para um logo de um escritório de advocacia.

3. Saiba identificar sucessos e enganos

Logos de sucesso

Agora que você sabe quais são as regras do desenho de uma logomarca, você pode distinguir perfeitamente as diferenças entre uma boa e uma má criação… Saber o que os outros logotipos conseguiram e por que eles conseguiram dá uma grande visão sobre o que realmente faz um bom logo.
Por exemplo, vamos olhar para o clássico Nike. Esse logotipo foi criado por Caroline Davidson em 1971 por apenas 35 dólares (isso mesmo…) no entanto, é um logotipo forte, memorável, eficaz, sem cor e facilmente escalonável. É simples, fluido e rápido, e representa a asa da famosa estátua da “Nike”, deusa grega da vitória – algo perfeito para um negócio de vestuário esportivo.
Nike é apenas um dos muitos logos perfeitos. Pense em outras marcas famosas que você conhece e verifique os logos – o que os torna bem-sucedidos?
Para obter mais qualidade em logos menos conhecidos, recomendo visitar sites especializados em logos, como o Logo Of The Day e ir a sua livraria ou biblioteca folhear livros de design de logotipos.

Logos não tão bem sucedidos

Nós também podemos aprender muito com os logos que não foram tão bem sucedidos como os da foto acima. Alguns logotipos podem descrever coisas que nem sempre sejam visíveis para o designer (como no logotipo do meio acima) ou podem ser apenas uma concepção ruim, como no logotipo à direita.


4. Estabelecer o seu próprio processo de design

Agora que sabemos o que é um logotipo, o que os princípios e normas de desenho da logomarca são e o que faz um sucesso do logo, podemos finalmente começar o processo de design em si.
A experiência pessoal é o fator chave na criação do seu projeto.
Em suma, um processo de design de um logotipo consiste em:
  • Resumo do projeto
  • Pesquisa & Debate
  • Desenho
  • Tipologia e conceitualização (ver passo 5)
  • Enviar ao cliente para revisão
  • Revisar e dar os últimos retoques
  • Enviar arquivos do cliente ao prestador de serviço, se necessário (bureau, gráfica, etc
  •  

5. Aprenda A Software & Complete O logotipo

Depois que você concluiu o processo de concepção, é o momento de começar a dominar o seu software (Adobe Illustrator é o padrão da indústria), mas lembre que você não pode criar um logotipo pulando direto para o computador… primeiro o esboço. A não ser que não goste nem de esboçar “na mão”, aí vá direto para o Photoshop ou similar para pincelar suas ideias antes de começar a arte final.
Depois você tiver suas ideias e esboços iniciais, resultadas do “briefing”, pode então, saltar para o computador e iniciar a digitalização de seu logotipo.
Depois que tiver o(s) conceito(s) digitalizado e finalizado, pode enviá-lo para o seu cliente, obter as revisões e, finalmente, seguir a criação até finalizar o logotipo profissional. É isso.
Estes 5 passos foram baseados no artigo “How To Design A Logo” do excelente site Just Creative Design.

0 Comentario "Como Criar um Logotipo"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.