Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

6 razões para valorizar a procrastinação no trabalho

Alguns especialistas defendem que “terminar amanhã o que está sendo feito hoje”; saiba o porquê

Procrastinação; férias; descanso (Foto: Photo Pin)

Funcionário que adia a entrega de tarefas pode ser um trunfo para a empresa (Foto: Photo Pin)
A rapidez é muito importante em um ambiente de trabalho. Os relatórios devem estar em cima da mesa em cinco minutos. Deve-se ligar imediatamente para o cliente. É preciso tomar logo essa decisão, pois não há tempo para pensar. Claro que a habilidade em entregar soluções em pouco tempo é essencial para a sobrevivência de uma empresa. Mas será que aquele funcionário que "enrola" para terminar as tarefas e passa mais tempo nas redes sociais do que produzindo não é um trunfo?


Um dos principais lemas dos profissionais procrastinadores é "se você pode terminar amanhã o que está fazendo hoje, relaxe." A Fast Company entrevistou dois especialistas que acreditam que essa forma de levar o trabalho traz vantagens raramente levadas em conta. Segundo Frank Partnoy, especialista em recursos humanos, e John Perry, autor do livro "The Art of Procrastination",  o ato de procrastinar deveria ser valorizado pelos empreendedores.

Partnoy e Perry listaram 6 motivos para os empreendedores serem mais tolerantes a funcionários "enrolões" e porque, em muitos casos, todos deviam deixar o trabalho para depois:

1) Procrastinadores realizam mais tarefas – Segundo Perry, basta entender o sentido da procrastinação para descobrir que, na verdade, quem demora a fazer algo acaba realizando mais tarefas: quem procrastina larga uma tarefa para fazer outra.

Com isso, a pessoa pode até demorar a realizar a tarefa inicial, mas entrega esta e outras mais – meio atrasado, é verdade, porém com outros trabalhos feitos.

2) Eles tomam melhores decisões – O procrastinador vai esperar até o último momento para escolher o caminho a seguir. De acordo com Partnoy, enquanto deixa todo mundo esperando, ele vai coletando informações e pensando nos prós e contras de cada alternativa. Assim, quem procrastina pode basear melhor suas decisões do que alguém que resolveu dar sua opinião rapidamente.

3) Procrastinadores otimizam processos – Outra característica dos procrastinadores: quando eles finalmente começam uma tarefa, eles farão o possível para terminá-la mais rápido. Mais uma vez, vale relembrar que a possibilidade de atraso é gigantesca. Mas na hora de o empreendedor perguntar como o problema foi resolvido, o "enrolão" provavelmente vai mostrar uma solução mais efetiva, com a eliminação de tarefas menos importantes, por exemplo.



4) Tarefas desnecessárias desaparecem com eles – A otimização dos processos de uma tarefa é a mesma na análise de tudo o que é feito por um funcionário. O procrastinador analisa o custo-benefício de tudo o que faz, segundo Perry. Com isso, é provável que é ele que abra o olho do chefe e diga que "não vale a pena perder tempo e gastar dinheiro com isso". E o procrastinador pode estar certo.

Melhor ainda: muita coisa no trabalho é estressante. Com a eliminação de uma tarefa, é possível que o estresse no escritório diminua.

5) As desculpas funcionam melhor quando se espera – Em alguns casos, quando se erra, uma desculpa imediata é esperada. E necessária. Quando se pisa no pé de alguém, o pedido deve acontecer na hora. Mas às vezes o melhor é esperar.

Segundo Partnoy, os pedidos de desculpas mais efetivos são os que ocorrem seis horas após a situação de estresse. Este é o tempo suficiente para quem cometer o erro pensar na melhor forma de retomar o assunto e a pessoa ofendida ficar mais calma. Não é que os procrastinadores saibam pedir desculpas melhor – na verdade, Partnoy defende que as pessoas procrastinem no ato de pedir desculpas.

6) O "instinto de procrastinação" pode estar certo – Perry diz que todos, produtivos ou não, temos um "instinto de procrastinação" e pensamos, muitas vezes, em deixar um trabalho para depois. De acordo com o escritor, essa intuição deve ser sempre levada em conta: se pensamos em adiar algo, pode ser que a tarefa não seja importante.

0 Comentario "6 razões para valorizar a procrastinação no trabalho"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.