Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Como ter os discos em RAID-1 no Windows 8?

Todos nós sabemos que a nossa informação digital, mantida nos nossos sistema, é demasiado importante e por isso devemos ter os melhores recursos para salvaguardar a mesma. Os serviços de armazenamento na cloud vieram ajudar neste processo de salvaguarda de informação mas, para o utilizador doméstico é impensável ter todo o nosso disco replicado na cloud.

Para tal, porque não ter dois disco no sistema configurados em RAID-1 ((Mirroring/Espelho) ?
raid_03




Na área da tecnologia, em concreto do armazenamento de dados, são muitas as técnicas/soluções que estão disponíveis  aos utilizadores. Hoje vamos ensinar como ter dois discos configurados em RAID-1 no Windows 8
Mas o que é o RAID 1?
O RAID 1 é um método de armazenamento que funciona estilo um espelho, ou seja, considerando que temos dois discos, toda a informação guardada no primeiro disco é igualmente guardada (espelho) no segundo. Na prática é como se o sistema apenas tivesse apenas um disco, sendo que o segundo é uma cópia exacta do primeiro (ou seja, quando a informação é guardada no primeiro disco é simultaneamente guardada no segundo disco), podendo este ser usado quando o primeiro falhe (ex: por exemplo, quando o primeiro disco avaria). De referir que para criar volumes espelhados é necessário ter no mínimo 2 discos.
Como criar volumes com RAID-1 no Windows 8?
Para criar volumes em RAID-1 o Windows 8 oferece ferramentas nativas, não havendo assim a necessidade de instalar ferramentas de terceiras. Para isso devem seguir os seguintes passos:
Vamos considerar que temos o disco HD1 e o disco HD2
Passo 1) Carregar em Win + X e escolher Disk Management
disk_01

Passo 3) Em seguida vamos ao HD2 e, carregando com o botão do lado direito sobre o mesmo, escolhemos a opção New Mirrored Volume
disk_03
e em seguida é apresentado o seguinte aviso:
disk_04
O que são discos dinâmicos:
Os discos dinâmicos podem conter um grande número de volumes dinâmicos, funcionando como as partições primárias utilizadas em discos básicos. Em algumas versões do Windows, é possível combinar discos rígidos dinâmicos separados num único volume dinâmico (denominado expansão), dividir dados entre vários discos rígidos (denominado repartição) para maior desempenho, ou duplicar dados entre vários discos rígidos (denominado espelhamento) para maior fiabilidade.
Neste caso, é apenas um indicação que refere que o utilizador não conseguirá instalar um sistema operativo num disco dinâmico. No entanto, como estamos a configurar RAID-1 relembramos que toda a informação do disco HD1 será copiada para o HD2.
Depois é definimos qual o tamanho a usar do disco e a letra a associar ao mesmo como se estivemos a formatar uma simples partição.
Nota: Por norma, devemos usar a capacidade de armazenamento total do disco, considerando que o HD2 é semelhante ao HD1 em termos de capacidade.
Depois da realização de todas as configurações, o utilizador deverá ficar ficar com um  esquema de volumes semelhante ao apresentado.
disk_06
A configuração de discos em RAID-1 garante ao utilizador um nível mais elevado de confiabilidade ao nível dos dados, já que passamos a ter um segundo disco que é um “backup” do primeiro. para quem precisar, aqui ficam as configurações necessárias.

0 Comentario "Como ter os discos em RAID-1 no Windows 8?"

link patrocinado

Saldão de Eletros

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.