Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

O perfil do consumidor de moda brasileiro [Infográfico]


Consumidor e-commerce moda Brasil
O segmento de moda é a menina dos olhos do e-commerce brasileiro. Segundo dados do 30º relatório WebShoppers, a categoria Moda e Acessórios lidera as vendas no comércio eletrônico do país, com 18% do volume total de pedidos.

Dados sobre o consumidor de moda brasileiro

Um estudo recente do Sebrae trouxe estatísticas bem interessantes sobre o consumidor de moda brasileiro. Observe os dados abaixo (clique nas imagens caso queira vê-las em seu tamanho original):
Dados consumidor moda Brasil
Entre os dados apresentados, destaco alguns deles:
  • 63% do público de moda tem entre 25 e 44 anos;
  • 36% realizam compras a cada dois meses;
  • O ticket médio das compras feitas por homens é maior, mas o público feminino representa quase 60% dos consumidores online de moda.
  •  
A seguir, observe o gráfico e veja como uma parcela considerável das mulheres realiza compras de roupas, bolsas, sapatos e acessórios todos os meses. Pessoas que adquirem produtos raramente ou apenas uma vez por ano se tornaram minoria entre o público feminino:
Dados consumidor moda Brasil
Por fim, replico este gráfico que fala sobre a receptividade das mulheres quando o assunto é prazo de entrega. Para 43% delas, até três dias de prazo é um período aceitável. Há uma parcela expressiva, no entanto, que é mais exigente: 11% acham 24 horas o período ideal. Observe:
Dados consumidor de moda Brasil

Diferenças de consumo entre homens e mulheres

Existem diferenças gritantes de comportamento entre o consumidor masculino e o consumidor feminino na hora de fazer uma compra online. Abaixo, compilei alguns dados retirados desses dois infográficos [1 e 2]. Vale a pena observar:
[Os dados refletem os hábitos de consumo do público norte-americano, mas servem como base para entender as diferenças comportamentais entre homens e mulheres]
  • 72% das mulheres fizeram pelo menos uma compra na internet no último mês, contra 68% dos homens;
  • 14% das mulheres fizeram sua última compra online com base num e-mail marketing de uma loja virtual, contra 8% dos homens;
  • 33% dos homens tendem a comprar enquanto pesquisam coisas aleatórias e sem ter nenhum produto específico em mente, contra 26% das mulheres;
  • Mulheres tendem a procurar por marcas ao invés de produtos específicos, ao contrário dos homens, que fazem o caminho inverso;
  • Em média, mulheres demoram 14 minutos para concluir uma compra online, enquanto os homens fazem isso em dez minutos;
  • Homens geralmente fazem comentários sobre os produtos comprados após utilizá-los. 70% das análises de produto da Amazon foram feitas pelo público masculino;
  • Mulheres podem ser consideradas “caçadoras de ofertas”. A última compra de 71% delas foi de um item em oferta, contra 57% dos homens;
  • Mulheres utilizam mais os cupons de desconto do que homens: 34% a 26%;
  • 64% das mulheres já fizeram uma compra para melhorar o humor, contra 40% dos homens;
  • Nessas compras para melhorar o humor, 58% das mulheres optaram por gastar com vestuário;
  • 67% dos compradores online (homens e mulheres) citam a conveniência e a privacidade do e-commerce como fatores que os fazem adquirir produtos pela internet;
  • De acordo com um estudo britânico, mulheres, em média, devem gastar três vezes mais em roupas do que homens ao longo da vida;
  • 65% dos homens olham produtos em alguma loja física antes de comprar online, contra 51% das mulheres;
  • 55% das mulheres dizem que têm mais probabilidade de comprar de uma loja com a qual interagem nas redes sociais;
  • 35% das mulheres disseram já ter recomendado uma marca através de redes sociais, contra 28% dos homens;
  • 10% das mulheres compram TODOS os itens relacionados ao segmento de moda pela internet;

O que motiva o e-consumidor?

Segundo um levantamento da Infobase Interativa, o fator comodidade é o principal motivo que faz o brasileiro comprar pela internet, seguido de “melhores preços” e “maior comodidade”:
O que motiva o e-consumidor brasileiro

O que desmotiva o e-consumidor

Ainda de acordo com o levantamento da Infobase Interativa, as pessoas que evitam comprar pela internet possuem dois grandes medos: ficar sem receber o produto e sem experimentá-lo antes de fechar negócio:
O que desmotiva o e-consumidor brasileiro

Pós-venda: um ponto crítico do e-commerce

Por fim, o levantamento da Infobase Interativa afirmou que 55% dos brasileiros já tiveram problemas ao comprar pela internet. Os principais inconvenientes citados foram “atraso na entrega”, “produto defeituoso” e “propaganda enganosa”:
Pós-venda e-commerce Brasil

Dados sobre o e-commerce de moda brasileiro

Para finalizar, fizemos o infográfico abaixo com os principais dados sobre o comércio eletrônico de moda e acessórios no Brasil; leitura obrigatória para quem tem uma loja online nesse segmento:
Dados e-commerce de moda no Brasil

Autor: Bruno Fernandes

0 Comentario "O perfil do consumidor de moda brasileiro [Infográfico] "

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.