Situações cotidianas possuem a mágica capacidade de nos inspirar – mesmo que às vezes passem despercebidas em um primeiro momento. Desde encontros casuais e reuniões de trabalho até uma ida ao parque ou ao cinema para ver algum filme, sempre podemos tirar alguma lição e aplicar em nossas vidas.
A cada momento sentado no sofá, comendo pipoca e com o controle na mão, uma nova ideia pode surgir. No mundo corporativo, então, esse exercício pode ser um prato (ou planilha, você decide) cheio. Afinal, existem uma série de histórias de empreendedorismo que já foram contadas nas telonas. Indicamos algumas que são capazes de te fazer acordar em uma segunda-feira com a mente pipocando de novas ideias para aplicar em sua loja virtual.


Prepara a pipoca! ;)
Os estagiários (2013)
Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são grandes amigos e trabalham juntos como vendedores de relógios. Eles são pegos de surpresa quando seu chefe (John Goodman) fecha a empresa, por acreditar que o negócio esteja ultrapassado. Com problemas financeiros, eles conseguem a inscrição em uma seleção de estágio no Google. Mesmo sem terem a garantia que serão contratados, eles partem para a sede da empresa e lá precisam lidar com a diferença de idade entre eles e os demais competidores.
Assista um trecho:


Jobs (2013)
De hippie sem foco nos estudos a líder da Apple. Este é Steve Jobs (Ashton Kutcher), um sujeito de personalidade forte e dedicado, que não se incomoda de passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que faz com que tenha dificuldades em manter relações amorosas e de amizade.
Assista um trecho:

Piratas do Vale do Silício (1999)
Para os entusiastas da tecnologia, este filme é um clássico obrigatório. Narra a trajetória de quatro jovens universitários dos anos 70 que apostaram na maluquice chamada informática – entre eles estavam os então anônimos Steve e Bill. Quatro décadas, muitos parafusos e reuniões depois, resultaram dessa aventura as duas maiores empresas do ramo no mundo: Apple e Microsoft. Para assistir e fazer a lição de casa.
Assista um trecho:

Chef (2014)
Carl Casper parecia ter o emprego dos sonhos como chef de um restaurante badalado. Mas na realidade, o conservadorismo do dono do restaurante o frustrava. Em um dia de fúria, Carl joga a alta gastronomia para o alto e decide abrir um food truck de comida cubana para fazer o que realmente gosta.
Assista o trailer:

O homem que mudou o jogo (2011)
Como fazer um negócio dar certo sem recursos financeiros, qualidade ou equipe? O filme mostra a trajetória de um gerente de time de beisebol – Billy Beane e os Oakland Athetics – e demonstra para o empreendedor a importância das métricas e estratégias de controle que podem mudar completamente o rumo do seu negócio.
Assista o trailer:

Robôs (2005)
Até as animações podem trazer grandes aprendizados para o empreendedor. O filme gira em torno das Indústrias Grande Soldador e o lema é “Viu a necessidade, atenda”. O mesmo que os empreendedores deveriam usar ao ter um bom relacionamento com seus clientes, resolvendo seus problemas e transformando sua experiência com a empresa na melhor possível. Além disso, o filme também traz lições de como encontrar soluções originais e valorizar o espírito de equipe.
Assista o trailer:

A Rede Social (2011)
Uma vez que você está lendo este texto em um blog, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre um cara chamado Mark Zuckerberg. Pois bem, o filme de David Fincher conta a história de como umnerd em seu quarto em Harvard teve uma ideia aparentemente simples e hoje possui uma empresa calculada em torno de US$ 150 bilhões. Você deve conhecer essa história – ou vai me dizer que não tem uma conta no Facebook?
 Assista o trailer:

O Lobo de Wall Street (2013)
Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer.
Assista o trailer:

Wall Street (1987)
Além de nos inspirar sobre o que fazer, algumas obras do cinema também podem mostrar o que evitar no mundo empresarial. Na Nova York dos anos 80, um jovem corretor é atraído por ofertas ilegais, mas altamente atrativas de espionagem na bolsa de valores de Wall Street. Sem qualquer juízo de moral, a lição que o filme traz à tona é que riqueza adquirida do dia para a noite pode ser bastante perigosa.
Assista o trailer: