Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Soluções de marketing para tempos de crise

Como o email marketing pode ajudar você em momentos de crise?


Dólar em alta, inflação crescendo e ações em queda. Se existe uma palavra inevitável de se ler ao abrir qualquer notícia atualmente, essa palavra é “crise”. Soa familiar, não? Quando falamos em crise certamente nos vem a mente problemas e mais problemas, mas pouco refletimos sobre oportunidades, e quando de fato o fazemos costumamos pensar em soluções radicais… Bom, eis a boa notícia: você não precisa fugir para Miami, recorrer a novos projetos ou empresas chinesas para alavancar seu negócio em tempos de “vacas magras”, pelo contrário, uma das maiores oportunidades pode estar bem abaixo do seu nariz. Você já parou para pensar nos benefícios trazidos pelo uso do email marketing?

Enquanto muitos marqueteiros arrancam os cabelos só de ouvir falar em crise, outros são capazes de enxergar oportunidades em estratégias de baixo custo e alto retorno, como o email marketing. De fato, repensar o custo/benefício de seus investimentos deve ser o primeiro passo para identificar quais estratégias de marketing realmente são eficazes e quais não são. Por falar em custo/benefício, você sabia que o email marketing é uma das estratégias de marketing com o maior Retorno Sobre Investimento em todo o mundo?
Se existe um meio de comunicação que podemos chamar de universal este é a internet, e se existe uma plataforma realmente acessível para qualquer usuário de internet, esta é o email. Estima-se que atualmente existam quase 2 bilhões de usuários de email espalhados pelo mundo. Sendo assim, imagine poder se comunicar com centenas ou até milhares de pessoas, em qualquer lugar do mundo e com apenas um único preço fixo. Não é de se surpreender que o email marketing apresente números tão bons e inúmeras vantagens.

Para aproveitar o máximo que essa ferramenta pode oferecer, é preciso primeiro ter a consciência de que email marketing não é um “apoio” mas sim uma estratégia de vendas, e como tal, é complexa em opções e recursos. Separamos a seguir dicas de como algumas características do email marketing são capazes de ajudar em época de crise.


MIRE NO ALVO: É importante ter em mente que o corte de gastos deve ser muito bem direcionado aos elementos que não trazem o retorno necessário, sendo assim, em temos de crise é importante ser assertivo. Conheça a fundo o seu cliente, e assim não desperdice nem tempo nem dinheiro com usuários que não irão trazer retornos significantes. Uma das grandes vantagens de utilizar o email marketing é poder segmentar suas listas de contatos de acordo com interesses, comportamentos ou condições semelhantes entre seus clientes, e assim, enviar sua mensagem diretamente a quem realmente possa ser útil. Além disso, uma boa plataforma de email marketing como a Benchmark Email (http://www.benchmarkemail.com/br/) te permite usar recursos de Targeted Emailing, isso é, realizar segmentações baseadas em como seus inscritos respondem aos seus emails. Com essa estratégia você é capaz de mensurar o engajamento, como se comportam e o que motiva seus clientes.


CRIE RELACIONAMENTOS: Muito mais do que apenas vendas e promoções, você pode utilizar o email marketing para levar conteúdos relevantes para seus clientes. Em tempos de crise, é extremamente necessário destacar a importância de seus produtos e serviços a fim de não cair no grupo dos “supérfluos” e fazer com que seu negócio esteja sempre fresco na mente dos clientes. Mais do que conteúdos relevantes, uma boa plataforma de email marketing também é capaz de fornecer opções de pesquisas, enquetes e formulários de inscrição para serem utilizados na melhor compreensão do que o seu cliente busca, ajudando assim na criação de emails que realmente os interessam.


VERIFIQUE RESULTADOS: Analisar desempenhos é essencial para entender se seus investimentos estão trazendo o retorno esperado. Se você utiliza meios “tradicionais” para se comunicar, certamente terá custos adicionais para compreender a eficácia de suas campanhas. Utilizando uma plataforma de email marketing você é capaz de analisar não apenas as taxas de entregabilidade de suas mensagens, mas também as taxas de abertura e de cliques, verificando assim a verdadeira eficácia de sua comunicação. Através destes relatórios você é capaz também de realizar testes A/B, isto é, enviar mensagens diferentes e então observar qual apresenta melhores resultados.
E os benefícios do email marketing não param por ai. Se por um lado vivemos uma forte crise econômica, por outro podemos afirmar que vivemos também mundialmente uma crise ecológica e, novamente o email marketing se posiciona como uma excelente opção para contornar estes obstáculos. Enquanto uma comunicação “tradicional” envolve o uso de produtos nocivos a sustentabilidade, como papel e tinta, o email marketing atua na base dos meios digitais, minimizando assim o desperdício de matérias-primas. Além do consumo consciente, a sustentabilidade empresarial agrega bons valores ao seu negócio, contribuindo para a diferenciação no mercado e destaque da sua empresa.


A próxima vez que ouvir falar em crise, tenha em mente a importância de buscar oportunidades novas e vantajosas para o seu negócio.

0 Comentario "Soluções de marketing para tempos de crise"

link patrocinado

Saldão de Eletros

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.