Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

5 dicas para estabelecer missão, visão e valores na sua empresa

Os três pilares não têm somente palavras bonitas. Eles devem ser levados a sério por empreendedores que querem conquistar o sucesso com ética

Por Adriano Lira - 21/08/2015

A maioria das empresas estabelece, logo no começo de suas trajetórias, suas missão, visão e valores. As três coisas, normalmente, mostram uma empresa íntegra e com objetivos bastante arrojados. Até por serem bastante otimista, existe a impressão, pelo menos da parte de quem é leigo, de que a elaboração desse campos não passa de um clichê. Mas não é bem assim.


A opinião é do administrador de empresas paulista Runa Ratz, 23. Ele, ao lado da designer Helena Alam, 46, comanda a Kawthar, especializada na venda de joias e presentes corporativos de luxo. "A missão, a visão e os valores não são criados só porque precisam existir. Quem não os segue eventualmente terá problemas", diz. "Sem essas definições, o único objetivo é o lucro e tal busca não é sustentável."
Ratz listou o que deve ser levado em conta por empreendedores que estão começando e precisam estabelecer suas missão, visão e valores. Confira:


1. Saiba o que é cada um
O empreendedor afirma que especialistas em administração têm definições um pouco diferentes do que são a missão, a visão e os valores de uma empresa, mas que todos concordam no que, basicamente, consiste cada um desses pilares.
A missão é o detalhamento da razão de ser de um empresa. Mostra, então, o porquê da sua empresa existir. Também deve deixar claro o segmento em que o negócio está inserido e como a empresa espera ser reconhecida por seus clientes, fornecedores e parceiros. A missão da Kawthar é desenvolver produtos com design único e exclusivo, com o objetivo de atender às mais diversas necessidades de seus clientes e parceiros.
A visão mostra aonde o empreendedor quer chegar. A da Kawthar é se tornar uma marca de luxo de referência no mercado brasileiro, proporcionar felicidade e satisfação para todos os seus clientes e tornar o luxo acessível para eles. Normalmente, engloba objetivos de longo prazo, mas também tem espaço para conquistas menos demoradas.

Por fim, os valores são os princípios éticos que norteiam o dia a dia da empresa. "Visão e valores estão firmemente atrelados. Só se atinge o primeiro pilar se o segundo for levado a sério", afirma Ratz. Os valores da Kawthar são integridade, comprometimento, atenção aos detalhes, foco no cliente, inovação e qualidade.

2. Leve a elaboração a sério
Para elaborar a missão, a visão e os valores que melhor, não dá para gastar somente alguns minutos rabiscando palavras bonitas em um papel. "Deve-se passar um ou dois dias com seus sócios, mentores e pessoas relevantes para o negócio e, literalmente, colocar todo mundo para refletir sobre a melhor forma de definir a empresa."

3. Ajustes, sim. Desvios, não
No começo de uma trajetória, empreendedores esperam passar, na pior das hipóteses, alguns anos chefiando o negócio que criaram. E muita coisa pode mudar nesse ínterim. Pode ser que, enquanto o tempo passe, você perceba que certas mudanças nos três pilares sejam realizadas. Não tem problema. "Ajustes podem ser feitos. Desvios, nunca. Não se pode esquecer a essência, o cerne da empresa", afirma Ratz.

4. Metas
Assim como a visão, as metas estabelecem objetivos futuros. E, segundo Ratz, os dois devem estar atrelados, pois, dessa maneira, fica mais fácil obter conquistas que ajudem você a realizar seus grandes objetivos – aqueles estabelecidos na visão que você escolheu.

5. Tenha um sonho realizável
Ainda sobre a visão, pense em um objetivo que seja tangível. É claro que um empreendedor deve pensar que nada é impossível. Sonhe grande, mas não sonhe com algo que muito provavelmente jamais acontecerá, de acordo com o cofundador da Kawthar. "Quando o sonho é muito difícil, o empreendedor pode desanimar", afirma.

0 Comentario "5 dicas para estabelecer missão, visão e valores na sua empresa"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.