Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

6 dicas para construir um modelo de negócio à prova de falhas

Especialista brasileiro radicado nos Estados Unidos mostra como planejar a sua empresa 

 

Gustavo Demoner participa do Venture in LA (Foto: Adriano Lira)



Uma das etapas essenciais do desenvolvimento de uma empresa – e decisiva para seu sucesso – é a construção de um modelo de negócio. “Sem um trabalho bem feito, as chances de sobrevivência de uma startup são mínimas”, afirma Gustavo Demoner, brasileiro radicado nos Estados Unidos, conselheiro da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e diretor de inovação da consultoria beBOLD.

Demoner foi um dos participantes de uma sessão de painéis realizada nesta terça-feira (19/11) na Universidade do Sul da Califórnia (USC). O evento fez parte do Venture in LA, período de imersão de startups brasileiras em Los Angeles. Em sua fala, o especialista falou sobre o que é necessário para elaborar um modelo de negócio à prova de falhas.



1. Seja uma criança
Os gênios de hoje já foram considerados grandes imbecis no passado. O motivo é simples: eles criaram inovações importantes, mas avançadas demais para suas épocas. Pode ser que você tenha tido uma ideia bastante boa, mas que foi ridicularizada por outras pessoas. Quando isso acontecer, não se importe com as críticas. Comporte-se de forma parecida com a das crianças. “Elas acreditam no que sonham, não dão atenção às críticas e tentam tirar suas ideias do papel”, diz Demoner. Faça o mesmo.
 


2. Cale a boca
Para o especialista, quem fala, na maioria das vezes, mais se compromete do que se dá bem. Por isso, só diga o necessário e coloque os ouvidos para funcionar. “Ao ouvir, você se inspira com as coisas boas feitas pelos outros e vê o que deve ser ignorado”, afirma.

3. Sinta-se um burro
Os primeiros pontos abordados por Demoner não falam diretamente de modelos de negócios. No entanto, sugerem a adoção de uma postura importante para o sucesso de uma empresa. Para ele, é preciso ser humilde. “Por exemplo, na hora de montar sua equipe, você deve se achar o mais burro do time. Lembre-se de que você não dará conta da gestão de uma empresa e que precisará de gente muito boa para ajudá-lo.”

4. Não dê importância à terminologia
Como uma forma de qualificar seus projetos, os empreendedores brasileiros têm o costume de criar termos nada acessíveis para os negócios que criam. Segundo Demoner, esse esforço não vale a pena. “O importante é deixar claro o que você faz e como é possível ganhar dinheiro.”

5. Tente se destruir (mas só de brincadeira)
Na hora de elaborar seu modelo de negócio, pense na concorrência que você vai enfrentar. Para se destacar frente a pessoas que trabalham no mesmo ramo que você, liste seus pontos fracos e adote um raciocínio usado por Demoner. Imagine que você foi contratado em uma empresa que faz a mesma coisa que você. “Pense como seu concorrente e descubra seus pontos fracos. Mas não se destrua. Aproveite e tente solucionar seus problemas. Depois, imagine como se destacar frente a concorrentes no seu modelo de negócio”, afirma.

6. Diga não à poluição visual
O Business Model Canvas é muito usado por empreendedores. No modelo, dividido em várias áreas espalhadas em uma folha de papel, os donos de pequenas empresas listam o que é preciso para que o empreendimento cresça. Mas a criatividade humana é gigantesca, e várias pessoas apostam na construção de canvas cheios de cor e informações de sobra. Para Demoner, isso é péssimo. “Os empreendedores fazem um trabalho artístico, mas o papel não mostra o que a empresa realmente quer realizar.

0 Comentario "6 dicas para construir um modelo de negócio à prova de falhas"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.