Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Como Vender mais em sua loja virtual



O processo de abertura de uma loja virtual já está tão simplificado que praticamente qualquer pessoa consegue ter um negócio on-line em questão de horas. Mas para percorrer o caminho daí a efetivamente ter sucesso nas vendas é preciso ir muito além. Afinal de contas, com a concorrência e os investimentos em técnicas de SEO aumentando a cada dia, a conquista por visibilidade nos mecanismos de busca se torna mais e mais difícil.

Isso sem contar que, além da visibilidade, também é preciso atrair e mobilizar uma grande audiência, internautas realmente dispostos a se relacionar com sua loja virtual, comprar de você e alimentar a rede com menções positivas sobre suas experiências de compra. Em meio a tudo isso, a grande pergunta que ca é: como gerar audiência e visibilidade para sua loja on-line?



Audiência e visibilidade: entenda a relação

Visibilidade é a capacidade de se fazer visto, percebido pelos demais. Em relação à internet, estamos nos referindo a um excelente posicionamento nos mecanismos de busca. Afinal de contas, é por meio deles que a jornada de compra dos consumidores virtuais começa. Obter um bom posicionamento nesses mecanismos e, consequentemente, ampliar sua visibilidade, exige colocar em ação algumas estratégias de marketing digital — sobre as quais falaremos ao longo deste artigo. E o mesmo acontece com a audiência! Para atrair a atenção de quem está navegando na internet e tem potencial para se tornar cliente da sua loja virtual, você precisa de boas iscas.

Voltando ao tema inicial do nosso tópico, confira rapidamente por que audiência e visibilidade são a chave do sucesso para um e-commerce:


SEM VISIBILIDADE, VOCÊ NÃO TEM VISITAS
O motor que impulsiona as vendas de um e-commerce é a quantidade de visitas que ele recebe diariamente. Assim, a lógica ca simples: se não tem visitas, consequentemente não tem clientes. E as visitas só acontecem se os internautas souberem que você existe.
Por isso, quanto maior for a visibilidade do seu site, maior também será o número de pessoas que entrará em contato com sua marca, conhecerá seus produtos e terá a oportunidade de se tornar cliente!


SEM AUDIÊNCIA, VOCÊ NÃO TEM VENDAS
Seguindo o mesmo raciocínio, se as pessoas não chegam até sua loja virtual porque não a conhecem, você não tem audiência. Aí, é claro, não vende. Como resultado, seu e-commerce simplesmente não arranca. Pois é por esse motivo que você precisa integrar estratégias de marketing de curto, médio
e longo prazos, a m de ganhar visibilidade, conquistar uma audiência fiel e manter seu negócio a todo vapor.



E-mail marketing: conheça essa ferramenta

Sem o suporte do e-mail marketing, a realidade do mercado e-commerce seria completamente diferente. Isso se explica tendo em vista que essa é uma das melhores ferramentas de relacionamento com o cliente on-line, uma vez que proporciona proximidade, segurança, credibilidade e uma boa dose de versatilidade. Sabia que 83% dos consumidores que recebem e-mail marketing gastam mais quando realizam uma compra? Isso sem contar que, a cada dólar investido em e-mail marketing, tem-se um retorno de 44,25 dólares. É isso mesmo: 4.425% de ROI!

Por essas e outras, se você ainda não havia pensando em lançar mão do e-mail marketing como estratégia de relacionamento com sua audiência, não precisa nem pensar mais. Simplesmente parta para a ação!
O e-mail marketing facilita o envio de mensagens personalizadas, considerando o histórico de compras, os produtos visitados, os conteúdos acessados, os comentários nas redes sociais e quaisquer outras informações a respeito do seu público.
Com tanta informação disponível, está aí pensando na dificuldade de segmentar os e-mails? Pois com uma ferramenta de automação de marketing você pode enviar quantas mensagens segmentados quiser, sem cansar os dedos de tanto digitar.
Nesse caso, o próprio sistema de automação de marketing faz tudo praticamente sozinho, fornecendo inclusive relatórios bem completos sobre as reações dos leads e clientes a cada e-mail enviado. Assim contribui para um acompanhamento bastante próximo do seu desempenho.



Marketing de conteúdo: invista em seu poder

O marketing de conteúdo é a estratégia que coloca sua loja virtual no caminho dos consumidores, uma vez que é exatamente por ele que os internautas conseguem chegar até você. A relação é simples: a produção de conteúdo orientado para as dúvidas e necessidades do seu público atrai interesse e demonstra sua autoridade no mercado, automaticamente gerando uma relação de credibilidade e confiança entre empresa e audiência.

Para que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade, não se esqueça de aplicar adequadamente técnicas de SEO. O uso das palavras-chave certas, por exemplo, pode ser um grande diferencial no momento de conquistar leads e clientes para seu e-commerce.
Além do mais, crie conteúdo diversi cado para atender aos mais
variados gostos, indo desde vídeos, imagens e gifs a blog posts, e-books, comparativos, reviews e descritivos de produtos atraentes. Use todo o seu conhecimento para gerar valor para sua audiência e mostrar que você é especialista no assunto.
Uma das grandes vantagens do marketing de conteúdo para e-commerce é que ele pode ser usado em diversas estratégias, como no site, no blog e até no e-mail marketing.
E é justamente integrado a essas outras estratégias que ele se torna um grande gerador de resultados, pois educa, informa, converte e fideliza seus clientes por meio do conhecimento que você gera e compartilha.


Redes sociais: promova seu e-commerce

Não se engane, porque as redes sociais não servem única e exclusivamente para entretenimento. Elas também são grandes aliadas quando o assunto é ampliar a audiência e gerar visibilidade para sua marca. Um único post bem elaborado pode se tornar um grande sucesso nas redes, conquistando curtidas, compartilhamentos e comentários. Experimente mesclar os conteúdos publicados no blog com outros temas de interesse do público, postando nas redes sociais do seu e-commerce. Vale a pena fazer uma curadoria, identificando sites renomados que compartilham conteúdos interessantes para também disseminar essas ideias em suas páginas.

Segundo dados da Maketing Sherpa, o público adulto (entre 18 e 34 anos) tem 95% de probabilidade de seguir marcas por meio das redes sociais.
De acordo com a mesma pesquisa, o Facebook influenciou 52% das compras on-line e o -line em 2015, o que aponta para seu crescimento como uma plataforma de disseminação de valor para o e-commerce.
Aqui vale sempre a regra do 80/20: 80% de conteúdo relevante e atrativo para a audiência e 20% de conteúdo promocional — direcionado às vendas. Isso porque o que as pessoas buscam nas redes sociais é conteúdo de valor, relacionamento e interação.
Mais uma opção para divulgar sua loja virtual nas redes sociais é inserir botões de compartilhamento nos seus e-mails.
Isso mesmo! Motive os leads que recebem suas campanhas de e-mail marketing a compartilharem esses conteúdos. Você vai ver como, com essa tática simples, a audiência e a visibilidade do seu e-commerce vão aumentar!


Parcerias e promoções: dê a devida atenção

Você também pode aproveitar o potencial das redes sociais para lançar promoções, atraindo assim o interesse de quem está pronto para a compra. Só vale ter um cuidado a mais no momento de criar suas promoções, sempre pensando no que os clientes gostariam de comprar.

A partir do per l do seu público-alvo, você pode inclusive criar campanhas diferenciadas e divulgá-las de maneira segmentada para ter uma resposta ainda melhor da sua audiência.
Você pode ter promoções especiais para homens e mulheres, para jovens e adultos, pra crianças e pais, entre outras inúmeras possibilidades.
O importante é que as promoções sigam uma estratégia e tenham objetivos bem claros, seja aumentar as vendas, gerar novos leads, girar o estoque ou aumentar o faturamento em determinada época.
Outra opção é fazer algumas parcerias para dar uma alavancada no seu negócio. Experimente buscar outros e-commerces que estão no mesmo nicho e vendem produtos complementares aos seus para fazer uma integração de sistemas e fortalecer ambas as lojas virtuais.
Aproveite as facilidades do mundo off-line para encontrar parceiros de negócio que possam realizar entregas de produtos mais rapidamente ou servir de ponte para seu processo de logística reversa. Aprofunde- se no conceito de omnichannel e veja como parcerias podem ser de grande ajuda para entrar de vez no relacionamento multicanal!


Opinião dos clientes: trate como ouro

Você por acaso já percebeu como as pessoas procuram a opinião de outras na internet? O próprio conceito de review de produtos já pressupõe que, além das características, também venha por aí uma opinião a respeito da mercadoria.

O que acontece é que o consumidor atual não é mais convencido por um comercial bonito, um vídeo que mostra os benefícios do produto ou um banner de promoção piscando sem que, com esses recursos, venha também a opinião de quem já comprou e efetivamente usou o produto. A dinâmica é basicamente assim: uma experiência positiva leva a um comentário positivo, que atrai mais uma venda.
Nesse contexto, nada de proibir seus clientes de falar sobre o processo de compra ou o produto em si — até porque, mesmo que eles não falem no seu site, vão falar nas redes sociais, o que pode ser muito pior. O melhor a fazer é estimular a participação dos consumidores, pedindo para que comentem a respeito da experiência de compra no seu site.
E caso algo não tenha corrido bem durante o percurso, você ca logo sabendo, a tempo de poder agir e evitar outros tipos de transtorno.
Indo além, quando os comentários são positivos, reforçam o desejo dos novos visitantes de ter o mesmo produto tão bem cotado. Funciona como uma espécie de contágio, uma motivação que vai se espalhando até culminar em uma percepção positiva geral sobre seu e-commerce. E o melhor de tudo é que percepções positivas normalmente não ficam limitadas a seu site, também transbordando para as redes sociais e, consequentemente, aumentando a visibilidade do negócio.


Conflitos: impeça que acabem com o negócio

O atendimento ao cliente no e-commerce é uma área de extrema importância. Afinal, se o cliente se sente mal atendido, no mínimo não retorna e deixa de recomendar sua loja virtual. Em um cenário um pouco pior, esse consumidor insatisfeito ainda pode falar mal da sua marca nas redes sociais, acabando por criar uma verdadeira crise de imagem. Pode até ser que, em alguns casos, o cliente não tenha razão, mas especialmente nessas ocasiões é preciso manter a calma. Nada de agir com desdém ou revidar, provocando a fúria do cliente. Procure sempre manter a cordialidade, respondendo a todas as críticas e reclamações da maneira mais educada possível. O segredo está em sempre dar um retorno.

Atualmente, os consumidores estão on-line o tempo todo e veem as redes sociais como os canais de comunicação mais fáceis para entrar em contato com as marcas. Por isso, que atento a essas plataformas de relacionamento, tanto nos comentários realizados em suas postagens quanto nas mensagens privadas.
Pense bem: o consumidor que envia uma mensagem privada está disposto a resolver as coisas sem dar notoriedade ao problema, o que é um ponto positivo para você. Assim, é muito provável que uma resposta ágil e a resolução da falha o mais brevemente possível resolvam a situação. Já se você demora em dar um retorno, o comentário sai do privado e cai na sua timeline.
E quando um comentário negativo chega à timeline de qualquer empresa, não há segunda opção: corra para solucionar! Isso porque é bem possível que muitos outros venham em seguida. Nesse contexto, até quem não tem reclamações a fazer vai ligar o sinal de alerta em relação à sua
loja virtual e acompanhar o desfecho do caso. Se a solução for positiva
e o consumidor sair satisfeito, você terá sua imagem fortalecida, sua audiência cará ainda mais el e a visibilidade do seu e-commerce aumentará pelos comentários e menções. Caso contrário, ao invés de gerir um conflito, você terá que gerir uma crise!


Conclusão

Audiência e visibilidade permeiam todos os pontos de contato da sua loja on-line com o público-alvo. Assim, quanto mais efetivas e assertivas forem suas estratégias de marketing e relacionamento, igualmente maiores serão esses atributos tão importantes para a sobrevivência e o sucesso do seu e-commerce. Vale ressaltar que, apesar de termos falado sobre cada uma das ferramentas de relacionamento separadamente, as estratégias de marketing digital devem estar sempre integradas e alinhadas a seu planejamento estratégico para que os resultados sejam os melhores possíveis, ok?

E não se esqueça de que, além de saber fazer bom uso dessas estratégias, você também precisa de atitude para gerar audiência e visibilidade para a sua loja on-line. Tal atitude é expressa por meio da interação estabelecida com sua audiência e da preocupação em gerar valor real para seus consumidores. Então mãos à obra?

0 Comentario "Como Vender mais em sua loja virtual"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.