08 janeiro 2014

Como evitar que seu e-mail seja classificado como spam?


Certos cuidados ao montar seu e-mail marketing evitam muitas dores de cabeça futuras, principalmente quando tem-se que usar um subject longo e o template é apenas uma imagem. 
Para começar, limite o subject a não mais que 50 caracteres. Evite termos de baixa reputação (promoção, imperdível, crédito, etc), não use acentos gráficos (!, ?) e nunca, nunca use um subject em caixa alta. Dê uma idéia geral em poucas letras. Se for uma promoção, dê o nome da promoção, sem acentos e evite as expressões fiscalizadas pelos programas anti-spam (divulgue, consulte-nos, frete grátis) além das já citadas.
Se for uma newsletter, escolha um assunto principal e coloque-o no subject. Os demais, deixe na mensagem, apenas. 
Fatie a imagem do template. Insira as Alt Tags, que permitirão que seu e-mail seja compreendido antes do carregamento das imagens. Mapeie, insira hiperlinks e nos endereços das imagens, não use as palavras marcadas. Uma imagem hospedada em uma pasta chamada marketing, promo ou e-mailmkt vai pontuar e muito o seu template. Por que não nomear as pastas como images ou simplesmente imgs? Cai muito melhor assim, não? E não pontua. 
Equilibre seu template. Use imagens, mas também use textos. O ideal é 50% para cada. 
Deixe seu HTML puro. Nada de CSSs, DIVs, Styles e Javascripts, pois todos são bloqueados nos webmails. 
Seguindo estas dicas, você monta um "e-mail adequado", que segue as regras do mercado de relacionamento digital. Seus contatos irão perceber isto quando os e-mails começarem a cair direto em suas caixas de entrada, ao invés das caixas de lixo eletrônico. E você ganha confiabilidade nos provedores, que, no fim das contas, são os portões de acesso aos seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui, dúvidas, sugestões, elogios ou criticas.