17 outubro 2014

Como organizar a rotina do seu e-commerce e vender mais

Um comércio eletrônico demanda sempre uma gestão eficiente. Questões logísticas são pontos fundamentais, mas também é essencial cuidar de atendimento e marketing. Um bom processo de venda online depende de organização e atenção a detalhes fundamentais, já que as compras pelo setor já se consolidaram como um hábito comum entre os consumidores.


Investir em ferramentas de gestão, portanto, pode auxiliar a manter a saúde financeira de seu negócio, otimizando recursos e facilitando a tomada de decisões. Seguindo as dicas abaixo, você manterá as finanças sob controle e conseguirá ótimos resultados para desenvolver e consolidar seu e-commerce. Confira!

Faça um bom planejamento


É preciso se organizar e planejar muito bem seu negócio. Cuidar da gestão para ter sucesso no desenvolvimento do comércio eletrônico é essencial. Tenha sempre em mente seus objetivos de curto, médio e longo prazos e busque ferramentas para implementar ações estratégicas.

Parte fundamental de manter as finanças equilibradas é ponderar os custos e despesas, portanto mantenha o foco em tempo integral e saiba alocar recursos de forma inteligente. Investir no estoque de forma equivocada pode comprometer suas vendas e eliminar seu fluxo de caixa. Faça compras de acordo com a demanda dos clientes, porém busque sempre novas oportunidades em áreas não exploradas para expandir o negócio de forma consciente e sustentável.

Mantenha uma logística eficiente


Um dos pontos mais importantes do comércio eletrônico é a logística. A forma e a qualidade das entregas necessariamente serão alguns dos pontos mais avaliados pelos clientes.

Por isso, mantenha parcerias com fornecedores sólidos e tenha parceiros de transporte confiáveis. Invista em boas embalagens que evitem riscos no percurso até o consumidor. Crie ferramentas de acompanhamento de entrega para que o cliente tenha formas de verificar o andamento da compra.

Cuide do pós-venda


Um bom pós-venda mantém clientes fidelizados e deve receber tanto cuidado quanto o fechamento da venda. Não prometa prazos inviáveis em nome da agilidade, é fundamental entregar na data combinada. Crie formas de analisar o nível de satisfação do consumidor em relação as produtos, ao atendimento e ao recebimento. Utilize esta pesquisa para otimizar os pontos considerados falhos.

Dê atenção ao fluxo de caixa


A gestão financeira é essencial para a saúde de um negócio, principalmente em casos que envolvem intermediadores de pagamento. Mantenha sob controle o fluxo de recebimento e organize bem as vendas a prazo. Para um bom controle financeiro, faça projeções tanto dos valores que irá receber quanto dos custos fixos e tenha sempre em caixa montantes para despesas inesperadas.

Para manter as contas em dia de forma organizada, considere a possibilidade de investir em uma ferramenta de gestão empresarial. Um software ERP (Enterprise Resource Planning, ou sistema de gestão empresarial) integrado à loja é fundamental para controlar melhor estoque e logística, além de oferecer relatórios customizados de análise, unificar processos e integrar setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui, dúvidas, sugestões, elogios ou criticas.