Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

4 cuidados na hora de escolher o logo da sua startup

Todo cuidado é pouco na hora de escolher a imagem que representará sua empresa


Editora Globo
Números, figuras, combinação de cores, jogos de palavras, formas geométricas - tudo junto e misturado! Espere. Não é assim que se cria um logotipo. Não dá para pegar uma imagem aqui, uma palavra acolá, misturar uma cor e voilà. O logotipo é o que fará com que o cliente reconheça sua marca só de bater o olho, portanto sua escolha deve ser criteriosa. 

Não existe uma fórmula para o logo perfeito, mas existem alguns cuidados essenciais que devem ser tomados durante o processo. A startup Logovia, que oferece um marketplace para criação de logotipos online, dá algumas dicas para ajudá-lo neste importante passo da sua empresa: 

1. Entenda seu mercado 
Entender o mercado significa conhecer seu negócio de “ponta a ponta”. Ou seja, seu público-alvo em potencial, a cultura da sua empresa, a concorrência, saber como as pessoas enxergam sua marca, o que elas esperam do produto e o que ele representará no cotidiano delas. Assim, será possível transmitir um diferencial e encontrar um posicionamento adequado. 

2. Menos é mais 
A simplicidade é um dos principais componentes de um logotipo. Muitas cores, desenhos, símbolos e fontes extravagantes podem transformar sua marca em algo confuso e difícil do seu público-alvo assimilar. Além disso, é importante ter em mente que seu logo será reproduzido em diferentes locais e tamanhos, como jornais, outdoors, adesivos e placas, entre outros. Muitos elementos e cores com certeza irão dificultar a reprodução final. Vale ressaltar ainda que ser simples não quer dizer não ser sólido ou marcante. 

3. Explore o significado das cores 
A cor é um elemento fortíssimo de uma marca. Cada cor tem um significado específico. Juntas podem ressaltar sua marca e proposta como empresa ou podem também confundir o público e distanciá-lo. Por exemplo, o vermelho representa paixão, vigor, amor, perigo etc. Empresas que tenham essa essência em seu negócio ou desejam transmitir isso ao público podem usá-lo como tonalidade. As cores também podem ser usadas combinadas. O preto, o dourado e o prata transmitem a ideia de uma companhia “premium”, por exemplo. 

4. Fuja do modismo 
Seguir algo que esteja na moda pode ser muito vantajoso a curto prazo e gerar um bom impacto positivo. Mas, pelo menos na intenção, todos os empreendedores querem criar empresas sustentáveis e de longo prazo. Com isso, é extremamente importante criar um logo que seja atemporal. 

É hora mudar, e agora? 

Mesmo com todo cuidado, planejamento e visão de longo prazo, você pode sentir a necessidade de mudar o logotipo da sua startup em algum momento. Isso não é o fim do mundo. Marcas consolidadas, como a Pepsi, já fizeram isso dezenas de vezes e não perderam seu branding. 

Quando a empresa muda o foco, renova o portfólio de produtos, é adquirida ou entra em um novo mercado, uma mudança de logotipo ajuda a marcar a transição. Nada de desespero. Volte às recomendações acima e mãos à obra!

0 Comentario "4 cuidados na hora de escolher o logo da sua startup"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.