por Adriano Maluf Amui
|
A tônica do momento é discutir a crise global e seus efeitos, num movimento de miopia coletiva que impede vislumbrar as oportunidades que surgem, deixando-as em segundo plano. O livro "Outlier - Fora de Série", de Malcolm Gladiwell, aponta-nos uma perspectiva intrigante à respeito das razões que permitem a poucos a obtenção do sucesso em tempos como esses.
Em síntese, Gladiwell aposta que o êxito individual depende de talento, dedicação e sorte, mas também de outros fatores para os quais nunca se deu a atenção devida. A começar por aquilo que o autor denomina o "exemplo Mateus": "porque a todo aquele que tem será dado e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado" (Mateus, 25:29). Uma alegoria brilhante para induzir à uma reflexão sobre os desdobramentos do fracasso, e sobre a seletividade dos vitoriosos.
A regra das 10 mil horas é outra referência feita por ele. A equação é simples: são 98% de transpiração, mais 2% Inspiração, chegando-se a um resultado de 105% de sucesso. Some-se a isso outros dois fatores descritos por Gladiwell - O legado Histórico e a Zona de oportunidades. Quando integramos todas estas conjecturas ao cenário atual e à realidade brasileira, percebemos que nunca estivemos tão próximos de ver o Brasil, suas organizações e seu povo como o país do futuro.
Nesse ponto cabe um alerta. Que organização pode atingir novos patamares sem uma execução perfeita, alinhada às estratégias corporativas? E como atingir tal nível de perfeição na execução, sem profissionais legitimamente capacitados a vender e negociar de forma rentável e ética? O Brasil tem muito mais necessidade de profissionais de Vendas e Trade Marketing do que gente necessariamente preparada para tal oportunidade.
Mas afinal, vender é arte ou ciência? Um vendedor pode se sustentar tão somente por seu legado genético? O quanto podemos aprender a respeito de Vendas, Negociação e Trade Marketing, de forma a estarmos aptos a competir e realizar o potencial , tanto individual quanto organizacional e até mesmo nacional?
Como todas as respostas serão bem-vindas, deixo aqui um único ponto a ser levado em conta pelo pessoal de Vendas e Trade Marketing: 10.000 horas, ou coisa que o valha. Tem que viver, treinar, se desenvolver, e vender. Esta é a fórmula do sucesso!
Adriano Maluf Amui é diretor do INVENT (Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing) e da Esfera Gestão Empresarial, e professor na ESPM. Formado em Administração de Empresas pela FESP-PR, possui pós-graduação em Finanças e Investimentos pela ISPG, Mestrado em Administração de Empresas pela FGV e especialização Avançada em Gestão de Negócios/Marketing pela Kellogg University - Northwestern University. Sua experiência profissional inclui atuação como Executivo em empresas de grande porte como Shell, Parmalat e Nestlé.
VAGNER FERNANDES DAVID | Pride Commerce | www.pridecommerce.com | 11 9766-8986 | 18 9781-2575 | 18 8806-8356
0 Comentario "100 mil horas - A falta de profissionais específicos no mercado"
Postar um comentário