Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Tecnologia de voz agiliza processos no setor de logística das empresas

inovação


por Raquel Rezende

Nova ferramenta permite que funcionários de indústrias e lojas trabalhem com maior agilidade e precisão



Aumentar a produtividade, ganhar eficiência e alcançar maior precisão são ideais que impulsionam empresas a buscarem recursos tecnológicos. A exemplo disso, o uso de tecnologias de voz em processos de separação (picking) de produtos é cada vez maior no segmento brasileiro de logística. Indústrias, e mais recentemente o varejo, estão implantando o sistema para facilitar e agilizar, dentro dos depósitos, a movimentação de produtos desde as posições de armazenagem até o setor de conferência e embalagem, ou diretamente para serem despachados nos caminhões. 

Uma das empresas que oferecem este tipo de tecnologia é a Vocollect, companhia norte-americana especializada em soluções de captura de dados por meio de voz para logística e centros de distribuição. Há mais de 20 anos no mercado, a empresa lançou o VoiceWorldSuite: conjunto de produtos e ferramentas de software configurável, que simplifica o desenvolvimento de aplicativos de voz relevantes para vários segmentos de mercado.

Carlos Kamimura, gerente de desenvolvimento de negócios da Vocollect, explica que o software é um sistema de voz que orienta o funcionário na operação de logística. O operador recebe as informações através de comando de voz para indicar a posição do produto no depósito até produtos faltantes. “O software é um tradutor de texto para voz. Ele fala ao funcionário, que vai executando as tarefas com as mãos livres”, destaca.

O sistema composto por um terminal portátil, head set (fone de ouvido), baterias e um software que promove a integração com o banco de dados interpreta a voz humana, interage com as informações e retorna instruções audíveis. O software faz a conversão de dados em voz e de voz em dados. A separação por comando de voz facilita o trabalho dos operadores ao dispensar a leitura de instruções, fazendo com que eles simplesmente as ouçam enquanto executam a tarefa. 

“Com o equipamento preso na cintura e o head set, que se ajusta à cabeça e libera as mãos para a separação de produtos, o operador tem mais ergonomia e trabalha com maior agilidade”, acrescenta Kamimura. Segundo ele, a tecnologia aumenta o volume de separações realizadas por um funcionário a cada hora, gerando um ganho de produtividade calculado em cerca de 35%, sem prejuízos para a precisão do processo e diminuindo o erro.

Outros benefícios da tecnologia apontados por Kamimura incluem a localização exata do ponto onde o produto será retirado, redução do tempo gasto em operações de logística e otimização dos recursos de movimentação. “Além disso, a utilização do comando de voz elimina a necessidade de se elaborar uma lista em papel, aproveita a mobilidade proporcionada pelo uso de redes sem fio (wi-fi), transmite informações de maneira precisa e em tempo real e otimiza e direciona a rota de separação de mercadorias”, enumera.

Há cerca de quatro anos, a tecnologia é usada no Brasil por empresas como Perdigão, Magazine Luiza, Carrefur e Cefrinor. “Por enquanto sua aplicação está restrita aos centros de distribuição e depósitos, porém o sistema pode ser usado em lojas: quando algum produto faltar na prateleira, o operador pode repor imediatamente, pois o software avisa”, explica. 

Kamimura destaca que outro benefício da tecnologia de voz é a facilidade do processo de capacitação dos operadores, pois não exige longos treinamentos. O novo funcionário se torna capaz de operar o sistema com apenas algumas horas de orientação – processo muito mais ágil em relação aos coletores tradicionais, que demandam até quatro dias de treinamento. “Os operadores podem se adaptar de forma rápida, democratizando o trabalho da operação logística através do software”, completa. 

 

 

VAGNER FERNANDES DAVID  Pride Commerce  |  www.pridecommerce.com  |   11 9766-8986  |  18 9781-2575 |  18 8806-8356

 

 

0 Comentario "Tecnologia de voz agiliza processos no setor de logística das empresas"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.