inovação |
por Raquel Rezende
Nova ferramenta permite que funcionários de indústrias e lojas trabalhem com maior agilidade e precisão
|
Aumentar a produtividade, ganhar eficiência e alcançar maior precisão são ideais que impulsionam empresas a buscarem recursos tecnológicos. A exemplo disso, o uso de tecnologias de voz em processos de separação (picking) de produtos é cada vez maior no segmento brasileiro de logística. Indústrias, e mais recentemente o varejo, estão implantando o sistema para facilitar e agilizar, dentro dos depósitos, a movimentação de produtos desde as posições de armazenagem até o setor de conferência e embalagem, ou diretamente para serem despachados nos caminhões.
Uma das empresas que oferecem este tipo de tecnologia é a Vocollect, companhia norte-americana especializada em soluções de captura de dados por meio de voz para logística e centros de distribuição. Há mais de 20 anos no mercado, a empresa lançou o VoiceWorldSuite: conjunto de produtos e ferramentas de software configurável, que simplifica o desenvolvimento de aplicativos de voz relevantes para vários segmentos de mercado.
Carlos Kamimura, gerente de desenvolvimento de negócios da Vocollect, explica que o software é um sistema de voz que orienta o funcionário na operação de logística. O operador recebe as informações através de comando de voz para indicar a posição do produto no depósito até produtos faltantes. “O software é um tradutor de texto para voz. Ele fala ao funcionário, que vai executando as tarefas com as mãos livres”, destaca.
O sistema composto por um terminal portátil, head set (fone de ouvido), baterias e um software que promove a integração com o banco de dados interpreta a voz humana, interage com as informações e retorna instruções audíveis. O software faz a conversão de dados em voz e de voz em dados. A separação por comando de voz facilita o trabalho dos operadores ao dispensar a leitura de instruções, fazendo com que eles simplesmente as ouçam enquanto executam a tarefa.
“Com o equipamento preso na cintura e o head set, que se ajusta à cabeça e libera as mãos para a separação de produtos, o operador tem mais ergonomia e trabalha com maior agilidade”, acrescenta Kamimura. Segundo ele, a tecnologia aumenta o volume de separações realizadas por um funcionário a cada hora, gerando um ganho de produtividade calculado em cerca de 35%, sem prejuízos para a precisão do processo e diminuindo o erro.
Outros benefícios da tecnologia apontados por Kamimura incluem a localização exata do ponto onde o produto será retirado, redução do tempo gasto em operações de logística e otimização dos recursos de movimentação. “Além disso, a utilização do comando de voz elimina a necessidade de se elaborar uma lista em papel, aproveita a mobilidade proporcionada pelo uso de redes sem fio (wi-fi), transmite informações de maneira precisa e em tempo real e otimiza e direciona a rota de separação de mercadorias”, enumera.
Há cerca de quatro anos, a tecnologia é usada no Brasil por empresas como Perdigão, Magazine Luiza, Carrefur e Cefrinor. “Por enquanto sua aplicação está restrita aos centros de distribuição e depósitos, porém o sistema pode ser usado em lojas: quando algum produto faltar na prateleira, o operador pode repor imediatamente, pois o software avisa”, explica.
Kamimura destaca que outro benefício da tecnologia de voz é a facilidade do processo de capacitação dos operadores, pois não exige longos treinamentos. O novo funcionário se torna capaz de operar o sistema com apenas algumas horas de orientação – processo muito mais ágil em relação aos coletores tradicionais, que demandam até quatro dias de treinamento. “Os operadores podem se adaptar de forma rápida, democratizando o trabalho da operação logística através do software”, completa.
VAGNER FERNANDES DAVID | Pride Commerce | www.pridecommerce.com | 11 9766-8986 | 18 9781-2575 | 18 8806-8356
0 Comentario "Tecnologia de voz agiliza processos no setor de logística das empresas"
Postar um comentário