Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

10 artigos interessantes sobre Redes Informáticas

network_000


Redes – LAN, MAN, WAN, PAN, SAN … Sabe a diferença?
Todos nós já ouvimos falar certamente em redes de comunicação (também designadas de redes informáticas ou redes de dados).  Uma “rede” (na área da informática), é definida como um conjunto de equipamentos interligados entre si, e que permitem o transporte e troca de vários tipos de informação entre utilizadores e sistemas.
Na hora de classificar uma rede qual o critério a usar? ler artigo completo
redes_00
Redes – Como fazer um cabo cruzado (crossover) ?
Bem, imagine que tem 2 computadores em casa e pretende  liga-los em rede. Para este efeito vamos usar um cabo cruzado (há actualmente algumas placas a gibabit que já fazem a troca dos pares de fios – MDI-X). Quer aprender como fazer um cabo cruzado?  ler artigo completo
Como fazer um cabo Straight-through (directo)?
Como estamos em tempo de crise e tudo conta, porque não serem vocês próprios a  construir o vosso próprio cabo e assim pouparem alguns trocos? Aprendam como como fazer um cabo Straight-through?  ler artigo completo
straight_000
Redes – Sabe o que são endereços físicos e endereços lógicos ?
No mundo das redes informáticas existem muitos termos e conceitos. Relativamente à questão “Sabe o que são endereços físicos e endereços lógicos ?”, a resposta é bastante simples. No âmbito das redes informáticas, quando falamos em endereço físico estamo-nos a referir ao endereço MAC (associado por exemplo a uma placa de rede) e quando falamos em endereço lógico é o endereço IP (configurado na placa de rede) ler artigo completo.
mac_ip2
Redes – Endereços Públicos e Privados
As máquina quando estão ligadas em rede possuem um endereço IP configurado (seja ele IPv4 (normalmente) ou IPv6), de forma a poderem ser alcançadas por outras máquinas.
Relativamente a endereços IP existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado (ler artigo completo)
IT Technician With Server Cables
Redes – Sabe o que é o modelo OSI?
O Modelo OSI (criado em 1970 e formalizado em 1983) é um modelo de referência da ISO que tinha com principal objectivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end (ler artigo completo).
osi_000
Redes – Protocolo TCP vs Protocolo UDP
Certamente que já ouviram falar em serviços/aplicações que usam o protocolo TCP ou UDP.  Os protocolos TCP e UDP pertencem à camada 4 do modelo OSI (camada de transporte) e em traços gerais, em conjunto com o porto/porta e IP da máquina, definem como uma determinada informação é transmitida na rede (ler artigo completo).
tcp_udp
Sabe o que é NAT (Network Address Translation) ?
Sabendo que os IP’s públicos (IPv4) são um recurso limitado e actualmente escasso, o NAT tem como objectivo poupar o espaço de endereçamento público, recorrendo  a IP’s privados (ler artigo completo).
NAT
Sabe o que é a tecnologia 802.3af (Power-over-Ethernet)?
O Power-over-Ethernet permite transmitir energia eléctrica através do mesmo cabo de dados (ex. Cabo UTP). Vamos conhecer um pouco mais desta tecnologia fantástica (ler artigo completo).
POE
Redes – Sabe o que é uma VLAN?
As VLANs permitem a segmentação das redes físicas, sendo que a comunicação entre entre máquinas de VLANs diferentes terá de passar obrigatoriamente por um router ou outro equipamento capaz de realizar encaminhamento, que será responsável por encaminhar o tráfego entre redes (VLANs) distintas (ler artigo completo).
vlans_01Esperamos que tenham gostado da selecção de artigos. Nos próximos tempos iremos ter mais desafios na área das redes informáticas por isso estejam atentos. Se quiserem deixar sugestões para próximos artigos, estejam à vontade.

0 Comentario "10 artigos interessantes sobre Redes Informáticas"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.