Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

10 perguntas para descobrir quem tem potencial para crescer

Em uma entrevista de emprego com jovens candidatos, muitos empresários sentem-se num voo cego. Sem muito material para analisar a experiência profissional dos novatos, resta vislumbrar neles um bom potencial de crescimento na empresa.
ShutterstockPara chegar a essa conclusão, que pergunta deve-se fazer e, assim, descobrir se essa promessa pode se concretizar? Essa foi a questão proposta pelo YEC (Young Entrepreneur Council) a dez empreendedores dos Estados Unidos.
Confira, a seguir, o que eles colocam em seu roteiro de perguntas – e como interpretam as respostas que ouvem.

1 – Você é capaz de se adaptar?
Pergunta e resposta de Bhavin Parikh, da Magoosh
“Peça ao entrevistado para dar exemplos de que tarefas já recebeu e que o tiraram de sua zona de conforto ou não eram relacionadas a sua área de atuação. Em uma startup, os funcionários assumem várias funções, por isso é importante demostrar adaptabilidade a novas missões. Nosso desenvolvedor de internet, por exemplo, recentemente criou um aplicativo para celular – e foi aprendendo enquanto fazia.”
2 – Como você vê minha empresa em cinco anos?
Pergunta e resposta de Stephanie Kaplan, da Her Campus Media
“A resposta do candidato não deve ser a mesma que a sua – mas também é mau sinal se for drasticamente diferente. Quem acabou de entrar na empresa precisa ter uma visão mais ampla do crescimento e do potencial do negócio, e não apenas pensar em responsabilidades específicas de sua função ou ficar restrito a seu papel na companhia.”
3 – Você tem autonomia?
Pergunta e resposta de Raoul Davis, da Ascendant Group
“É essencial pedir ao profissional alguns exemplos de momentos em que teve de trabalhar independentemente para completar um projeto com sucesso. É uma questão crítica para startups, pois a maioria dos empreendedores não tem tempo de assumir a tarefa de babá dos funcionários no primeiro ano da empresa.”
4 – Você está disponível?
Pergunta e resposta de Danny Wong, da Blank Label Group
“Descubra se seu interlocutor está interessado em percorrer um longo percurso com você. Todos se empolgam por estar em uma nova empresa, mas bastam alguns atritos e um crescimento mais lento do que eles imaginavam e muitos agarram a próxima oportunidade. É melhor escolher quem não tem altas expectativas de curto prazo e demonstra vontade de ficar um bom tempo na sua empresa.”
5 – Qual é o emprego dos seus sonhos?
Pergunta e resposta de Doreen Bloch, da Poshly
“Gestores raramente perguntam aos recém-contratados sobre seus sonhos e objetivos. Isso é importantíssimo especialmente para os funcionários da geração Y, que valorizam a satisfação no trabalho e a qualidade de vida. A resposta a essa questão ajuda a identificar se aquele é o candidato ideal para a posição – ou como você pode colaborar com a trajetória profissional dele.”
6 – O que você curte aprender?
Pergunta e resposta de Victor Wong, da PaperG
“O que você aprende em seu tempo livre? Essa pergunta vai direto ao ponto para descobrir se o candidato tem vontade de aprender a fazer coisas novas. Quem não tem interesse em expandir seu leque de competências e não aprende nada em seu tempo livre pode, mais adiante, ver-se despreparado para gerenciar pessoas e projetos.”
7 – Você já fez free-lances?
Pergunta e resposta de Thursday Bram, da Hyper Modern Consulting
“Dou a minha equipe muitas opções para avançar, desde que todos ajudem a companhia no caminho. Para aproveitar essas oportunidades, preciso de pessoas proativas. Fico relutante em contratar gente que nunca teve de se virar sozinha ou que acha que já provou seu potencial.”
8 – Você se sente confortável com mudanças?
Pergunta e resposta de Brent Beshore, da AdVentures
“Além de questionar o entrevistado sobre suas competências básicas, devemos fazer perguntas sobre flexibilidade e tendência a tolerar mudanças. Startups sempre pivotam, e muita gente não aguenta mudar completamente de direção. Startups não são para os fracos!”
9 – Você consegue se comprometer?
Pergunta e resposta de Yael Cohen, da Fuck Cancer
“Mesmo que o candidato seja capaz, talentoso, motivado, adaptável, autônomo e até mesmo mágico, se não quiser construir algo com você, a contratação não dará certo. Certifique-se de que ele pode se comprometer e crescer com você e com seu negócio, e não apenas ter uma experiência que sirva como uma ponte para o que ele realmente quer.”
10 – Quer ganhar quanto?
Pergunta e resposta de Nicolas Gremion, da Paradise Publishers
“Faça a pergunta que todo mundo evita. Ela geralmente pega o candidato de surpresa, o que ajuda a avaliar quão rapidamente ele se adapta a uma situação. E permite ver quão flexível é esse profissional e quão comprometido ele está com o crescimento da empresa.”

E você? Que pergunta acha essencial para descobrir se um candidato tem boas chances de se destacar na empresa?

0 Comentario "10 perguntas para descobrir quem tem potencial para crescer"

link patrocinado

Saldão de Eletros

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.