O que o meu router Wireless é capaz de fazer?
Noutro dia um amigo meu passou lá por casa para beber um copo e a primeira pergunta que me fez foi…”Que raio é aquela coisa que está ali a piscar”. Lá lhe estive a explicar que aquele pequeno equipamento faz parte da mobília e que faz maravilhas.
Uma das coisas fantásticas é a mobilidade que permite, pois posso levar o computador para toda a parte da casa, cozinha (ajudar a esposa :) ), quarto, sala etc etc.
Bem, para deixar “água na boca” para os próximos tutoriais, hoje vamos começar por ensinar (para quem ainda não sabe) a criar Servidores Virtuais (Virtual Servers). Como referência, vou usar o meu router wireless Belkin, por isso conto com vocês para deixaram o registo de como fazer nos vossos routers.
Afinal, para que serve um Servidor Virtual?
Explicando de forma muito simples pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina têm a correr um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível de qualquer lugar da Internet. A solução pode passar por criar um Servidor Virtual. Basicamente só têm de redireccionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para a porta 80, para a vossa máquina local.
sshot-3 Considerando o cenário acima, imaginem que têm 2 pc’s em casa. O PC da Carla com o IP: 192.168.2.3 e o PC do Pedro que possui os serviços de HTTP e FTP e tem o endereço IP 192.168.2.2. De referir que os endereços IP foram atribuídos automaticamente pelo vosso router.
Para redireccionar os pedidos, entrem no vosso router e procurem por Virtual Server ou Port Forwarding, no meu Belkin eu tenho isso no menu Firewall.
Nesse ecra devem indicar que todos os pedidos para as portas 20 e 21 (FTP), através do protocolo TCP e os pedidos para a porta 80 também TCP devem ser encaminhados para o IP 192.168.2.2 que é a máquina que tem o FTP e o servidor Web a correr.
Feito isto, gravem as alterações. Agora só têm de saber qual o endereço público (endereço conhecido a partir de qualquer da Internet) do vosso router Wireless.
Ter em atenção que alguns ISPs fazem com que esse endereço mude em cada sessão. Para saberem qual o vosso endereço do exterior podem visitar por exemplo a página: http://www.ip-adress.com/
Para testarem basta introduzirem no vosso browser o endereço que foi fornecido pela página anterior e verificar se os pedidos estão a chegar a vossa máquina local ou seja, se conseguem ver por exemplo a página Web que está na máquina 192.168.2.2.
Com este tipo de serviço podem por exemplo fazer Remote Desktop a vossa máquina bastando para isso redireccionar os pedidos à porta 3389, ou VNC, SSH, Telnet, etc etc. Só têm de saber em que porto está a correr um determinado serviço e reencaminhar os pedidos para a máquina/porto que pretendam.
Espero que este tutorial seja útil.
0 Comentario "Quantos de nós já exploraram a sério o pequeno router (wireless) que temos lá em casa?"
Postar um comentário