Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Quantos de nós já exploraram a sério o pequeno router (wireless) que temos lá em casa?



O que o meu router Wireless é capaz de fazer?


Noutro dia um amigo meu passou lá por casa para beber um copo e a primeira pergunta que me fez foi…”Que raio é aquela coisa que está ali a piscar”. Lá lhe estive a explicar que aquele pequeno equipamento faz parte da mobília e que faz maravilhas.




Uma das coisas fantásticas é a mobilidade que permite, pois posso levar o computador para toda a parte da casa, cozinha (ajudar a esposa :) ), quarto, sala etc etc.
Bem, para deixar “água na boca” para os próximos tutoriais, hoje vamos começar por ensinar (para quem ainda não sabe) a criar Servidores Virtuais (Virtual Servers). Como referência, vou usar o meu router wireless Belkin, por isso conto com vocês para deixaram o registo de como fazer nos vossos routers.

Afinal, para que serve um Servidor Virtual?

Explicando de forma muito simples pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina têm a correr um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível de qualquer lugar da Internet. A solução pode passar por criar um Servidor Virtual. Basicamente só têm de redireccionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para a porta 80, para a vossa máquina local.

sshot-3 Considerando o cenário acima, imaginem que têm 2 pc’s em casa. O PC da Carla com o IP: 192.168.2.3 e o PC do Pedro que possui os serviços de HTTP e FTP e tem o endereço IP 192.168.2.2. De referir que os endereços IP foram atribuídos automaticamente pelo vosso router.

Para redireccionar  os pedidos, entrem no vosso router e procurem por Virtual Server ou Port Forwarding, no meu Belkin eu tenho isso no menu Firewall.
Nesse ecra devem indicar que todos os pedidos para as portas 20 e 21 (FTP), através do protocolo TCP e os pedidos para a porta 80 também TCP devem ser encaminhados para o IP 192.168.2.2 que é a máquina que tem o FTP e o servidor Web a correr.


Feito isto, gravem as alterações. Agora só têm de saber qual o endereço público (endereço conhecido a partir de qualquer da Internet) do vosso router Wireless.

Ter em atenção que alguns ISPs fazem com que esse endereço mude em cada sessão. Para saberem qual o vosso endereço do exterior podem visitar por exemplo a página: http://www.ip-adress.com/
Para testarem basta introduzirem no vosso browser o endereço que foi fornecido pela página anterior e verificar se os pedidos estão a chegar a vossa máquina local ou seja, se conseguem ver por exemplo a página Web que está na máquina 192.168.2.2.

Com este tipo de serviço podem por exemplo fazer Remote Desktop a vossa máquina bastando para isso redireccionar os pedidos à porta 3389, ou VNC, SSH, Telnet, etc etc. Só têm de saber em que porto está a correr um determinado serviço e reencaminhar os pedidos para a máquina/porto que pretendam.

Espero que este tutorial seja útil.

0 Comentario "Quantos de nós já exploraram a sério o pequeno router (wireless) que temos lá em casa?"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.