Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Dica – Como remover a tabela de Partição GUID (GPT)

Necessita de instalar o Windows 8? Então vai ter problemas!

No inicio desta semana, após as tradicionais actualizações do Windows, o meu sistema ficou lentíssimo!Dei voltas e mais a tentar perceber qual a razão (a qual ainda hoje desconheço)..mas verifiquei que a actividade do disco andava sempre nos 100%.
Já em desespero, até porque não há muito tempo para se perder com um sistema, decidi avançar para a formatação até porque iria ser mais rápido e eficaz! Mas o binómio UEFI + GPT continua a ser os maiores inimigos do utilizador.

gpt_06
Quem usa com muita frequência o PC é normal formatar o sistema de x em x tempo. Formatar um sistema já não é (não era) uma tarefa complexa…mas com o aparecimento das tecnologias UEFI + GPT tudo se complicou.

O que é a UEFI?
O UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) é uma interface de firmware padrão para PCs, concebida para substituir o BIOS (basic input/output system). Este padrão foi criado por mais de 140 empresas tecnológicas como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft. Foi concebido para melhorar a interoperabilidade do software e contornar as limitações do BIOS. O UEFI oferece algumas características interessantes como a protecção contra bootkits (será que ha assim tantos???), rapidez no boot (…se tivermos um disco SSD), etc etc.
UEFI + GPT = Problemas a instalar o Windows 8
Quem assim necessitar de reinstalar o Windows 8, aquando da remoção/alteração das partições e posterior instalação, receberá o seguinte alerta:
Windows cannot be installed on this disk. The selected disk is of the GPT partition style.
Mas o que é o GPT?
O GPT (Tabela de Partição Guid) é um novo layout relativo a particionamento de disco rígidos. Segundo algumas informações que li, o GPT traz muitos benefícios comparativamente ao tradicional MBR (Master boot record), dos quais se destcam:
  • Suporte para discos acima dos 2 TB
  • Suporte para 128 partições primárias
  • Melhor estrutura/organização ao nível das partições
  • Possui mecanismos para detecção da dados e partições corrompidas
  • Aumenta a probabilidade de recuperação de dados na existência de sectores do disco danificados
gpt_00
O problema do GPT é que não é suportado pelo modo BIOS tradicional, sendo necessário ter a opção UEFI activa – veja aqui como activar.
Mas como remover o GPT para instalar novamente o Windows?
NOTA IMPORTANTE: Antes de ensinar como remover o sistema de partições GPT do nosso disco é importante que façam um backup total do vosso disco, uma vez que TODOS os dados serão eliminados, usando o processo que vamos descrever a seguir.
Para remover o sistema de partições GPT do seu disco deve seguir os seguintes passos:
Passo 1) Correr um DVD ou Pen USB com o windows 8 e depois escolher Repair Your Computer
gpt_05
Passo 2) Depois na interface Choose an Option devemos escolher Troubleshoot
Passo 3) Depois vamos a Advanced Options
gpt_01
Passo 4) …e por fim escolhemos a opção Command Prompt
gpt_02
Ja dentro da linha de comandos, vamos usar o utilitário diskpart. Para listar o discos vamos usar o comando list disk. Como podemos ver, no campo GPT encontra-se um * que indica que este sistema de partições está activo no disco
gpt_03
Passo 4) Em seguida vamos seleccionar qual o disco no qual pretendemos remover o GPT, usando o comando select disk n e por fiz usamos o comando clean para limpar
Mais uma vez chamamos à atenção que este comando irá remover toda a informação do disco.
gpt_04
Depois de aplicado o comando, verificamos que o disco já não tem o sistema de partição GPT associado. Feito isto, basta voltar a arrancar com o DVD ou Pen USB e instalar normalmente o Windows 8.
Contem-nos as vossas “aventuras” com UEFI, GPT, Instalação de Linux com UEFI, etc, etc

0 Comentario "Dica – Como remover a tabela de Partição GUID (GPT)"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.