Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Economia e mercado: onde está a sua atenção?


Existe a economia e existe o mercado. Embora seja de costume referir-se a eles como sinônimos, não significam a mesma coisa.



A economia foi transformada em ciência e é conduzida por políticas: monetária, fiscal, salarial, cambial, de crédito e de juros. Pretende manter os níveis de produção, consumo e investimentos, além de controlar a inflação e a recessão. Muitas vezes sofre interferência, nem sempre positiva, da política.  Mas o mercado é maior do que a economia. Já existia, em tempos remotos, muito antes de Adam Smith transformar a economia em ciência.



O mercado, por sua vez, representa o conjunto de necessidades, anseios e desejos das pessoas. Essas demandas nunca cessam e estão prementes e latentes, em contínua transformação. O mercado possui força própria e funciona com base na lei da oferta e da procura, tão natural quanto a lei da gravidade. E assim como não é possível revogar a lei da gravidade, também não é possível revogar a lei de oferta e procura. Existem tentativas nesse sentido, por meio da ciência econômica, mas sempre vãs, pois o mercado pulsa informalmente, indiferente aos indicadores macroeconômicos tomados como base para avaliar a economia.



Não existe demanda zero. A economia, mesmo a mais recessiva, não consegue frear a procura. A economia já foi tida como a ciência que estuda a escassez. O mercado, por outro lado, é o reino da abundância, onde impera a imaginação, a criatividade e a inovação. Quem imagina, cria e inova são os agentes do mercado, não da economia.



Sempre que pensarmos em crises, devemos desconsiderar o que nos dizem os economistas e os indicadores macroeconômicos, para nos atermos às demandas e necessidades do mercado. Com atenção ao que realmente importa e campo de visão ampliado, será possível enxergar as oportunidades disponíveis no mercado, sejam explicitas ou camufladas.

0 Comentario "Economia e mercado: onde está a sua atenção?"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.