Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Saiba os cuidados para definir o preço de um produto ou serviço

Para a boa rentabilidade de seu negócio, o empreendedor deve estar atento aos preços de venda praticados, monitorando a concorrência. Não se trata de guerra de preços. Mas de manter seu faturamento dentro dos parâmetros aceitáveis, suficientes para quitar compromissos e, ainda, angariar uma margem de lucro, pequena que seja.



Em uma época com alto índice de desemprego, custos em patamares elevados e faturamento em queda, é preciso tomar cuidado na gestão do negócio em seus mínimos detalhes.
 
 
O faturamento nada mais é que a soma das vendas.

E para vender há que se cuidar da qualidade do produto, do atendimento, da localização, do preço e dos prazos concedidos. E, aqui, estamos falando de um dos pontos que pode ser um fator de decisão dos clientes. Muitos deles estão com problema de receita, seja por desemprego, seja pela alta em todos os itens de consumo, o que torna o orçamento cada dia mais limitado. Dessa forma, uma das estratégias é rever os preços. Mas de que maneira?

De  acordo com a analista da Unidade de Atendimento do Sebrae Minas, Beatriz de Carvalho, o primeiro passo é negociar na hora da compra. “Assim como o cliente tem necessidade do seu produto, você tem necessidade de adquirir esse produto do seu fornecedor. Você é o cliente do seu fornecedor. E assim como você depende do cliente, o seu fornecedor depende da sua compra para faturar. Portanto, negocie sem constrangimento”, explica a analista.

O segundo passo é entender que uma boa venda se inicia em uma compra bem feita. Administre o seu giro de estoque - estoque com giro baixo é dinheiro parado e um custo a mais para o negócio. Em seguida, promova mais o seu negócio. Além de divulgar os produtos e serviços, é importante reduzir o preço de alguma mercadoria para atrair o cliente. Faça composições de diferentes produtos para conseguir vender mais por menos. E, em paralelo, acompanhe o seu concorrente. Abrir mão de parte do seu lucro para se manter vivo no mercado, especialmente nesse momento econômico vivido pelo país, é imprescindível.


Como calcular o preço?
O preço de venda calculado adequadamente é aquele que cobre todos os custos (variáveis e fixos) e ainda gera um percentual de lucro líquido. E como achar o percentual de custo fixo? Eis a fórmula:
Divida a média mensal dos custos fixos pela média mensal de faturamento e multiplique o resultado por 100.


Exemplo:
Custos fixos = $ 10.000,00
Faturamento = $ 20.000,00
$ 10.000,00 / $ 20.000,00 = 0,50 x 100 = 50,00%
Preço de venda = $ 50,00
(-) Custo da mercadoria = $ 25,00
(=) Lucro bruto = 25,00
Achando o lucro bruto em % = Lucro bruto / Preço de venda x 100
$ 25,00 / $ 50,00 = 0,50 x 100 = 50,00%



Deste lucro bruto, subtraia o custo fixo. Se o seu custo fixo é de 50,00%, este produto paga os custos fixos (50,00%), mas não gera margem de lucro.
Fique sempre atento a esse questionamento: subtraindo o custo variável o preço de venda, o resultado é suficiente para cobrir os custos fixos e ainda gerar margem de lucro? Se sim, você deve abrir mão de um percentual dessa margem de lucro com a intenção de manter o cliente consumindo seu produto e, consequentemente, o faturamento e a sua empresa saudável.

0 Comentario "Saiba os cuidados para definir o preço de um produto ou serviço"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.