Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

O que é 5W2H e como aplicar esse plano de ação

O 5W2H é uma ferramenta útil para desenvolver projetos e aumentar as chances de sucesso na execução. E ela é bem simples de aplicar na prática.

De forma resumida, o 5W2H é um tipo de checklist de itens que precisam ser elaborados para que um plano de ação seja efetivo.

Para uma empresa, o aumento do nível de assertividade simboliza ganho de tempo e dinheiro. Mas como aplicar o 5W2H no seu negócio e como funciona na prática?

Neste guia, saiba o que é a ferramenta 5W2H, confira exemplos e fique atento ao passo a passo. Boa leitura! 😉

O que é 5W2H


O 5W2H é um método para validar um plano de ação ou um projeto. A boa notícia é que ele tem uma aplicação simples.

Basicamente, é um checklist de atividades que devem ser feitas com clareza e objetividade para estruturar todas as etapas de um projeto e aumentar as chances de sucesso.

5W2H é justamente a sigla para o checklist, em que cada uma das letras representa, em inglês, um critério a ser analisado:

  • What: o que fazer;
  • Why: por que fazer;
  • Where: onde fazer;
  • When: quando fazer;
  • Who: por quem será feito;
  • How: como será feito;
  • How much: quanto vai custar.

A vantagem é que a ferramenta, criada no Japão no setor automotivo, pode ser usada por qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento de atuação.

Exemplos da ferramenta 5W2H

Depois de entender o que é o 5W2H, aproveite para conferir dois exemplos de como a ferramenta pode ser aplicada na prática. Vamos nessa? Considere os seguintes cenários descritos abaixo:

Contratação de um vendedor

Imagine que você tenha que contratar um novo profissional para integrar a equipe de vendas da empresa depois da saída de um colaborador. Seguindo o passo a passo da ferramenta, nesse cenário hipotético, ela ficaria assim:

O que fazer

Contratar um vendedor com experiência no mercado.

Por que fazer

Para aumentar as vendas da equipe em 10%.

Onde fazer

Na matriz da empresa.

Quando fazer

O prazo de contratação é de dois meses. Mas o primeiro filtro de candidatos deve acontecer em, no máximo, um mês.

Por quem será feito

O processo de recrutamento e seleção será feito pelo diretor do departamento de Recursos Humanos e por um psicólogo com foco em processos seletivos.

Como será feito

A vaga será divulgada nas redes sociais da empresa, que selecionará os 20 melhores currículos recebidos por e-mail.

Depois, será feita uma dinâmica em grupo para selecionar os 10 melhores candidatos. E aí serão feitas entrevistas individuais para recrutar o melhor vendedor para a empresa.

Quanto vai custar

O custo total do processo é equivalente a 40 horas de trabalho de cada profissional envolvido.

Campanha de marketing

Agora imagine que o seu desafio seja liderar uma campanha de marketing para atrair pessoas para um curso realizado anualmente pela empresa. De maneira resumida, ficaria assim:

O que fazer

Campanha de marketing para atrair participantes ao curso da empresa.

Por que fazer

Para atrair leads para a empresa e aumentar o número de inscritos.

Onde fazer

Nas redes sociais da empresa (Facebook e Instagram) e por meio de uma landing page.

Quando fazer

O prazo para lançamento da campanha é dois meses antes do curso.

Por quem será feito

Por todos os integrantes da equipe de marketing.

Como será feito

Será realizado um brainstorming para definir ideias para a campanha. Depois, a equipe será dividida em três grupos, conforme as seguintes atividades: artes da campanha, textos e divulgação de materiais.

Quanto vai custar

O equivalente a 80 horas de trabalho de cada integrante da equipe.

Vantagens da 5W2H

Agora que você já sabe como a ferramenta 5W2H pode ser aplicada na prática, é hora de descobrir os benefícios que ela promove. Confira nos tópicos a seguir:

Aumento do nível de assertividade dos projetos

Uma das principais vantagens é que, ao aplicar o 5W2H, é possível criar um plano de ação mais eficiente para o projeto, sem deixar pontas soltas.

Quanto mais completo for o planejamento, maiores serão as chances de o projeto ter êxito. Isso acontece principalmente porque, a partir das etapas descritas no 5W2H, as chances de você deixar algum detalhe importante de lado são menores.

Identificação de erros e problemas

O uso do 5W2H permite que, desde o planejamento, sejam identificados possíveis erros e problemas no projeto. Ou seja: é possível antever os fatores que podem dar errado e corrigi-los antes que surjam no processo.

Em termos práticos, isso representa um ganho significativo de tempo e a otimização dos recursos da empresa.

Ganho de produtividade e cumprimento de prazos

O 5W2H funciona como um mapa que orienta a equipe na execução do projeto. E, uma vez que todas as tarefas, prazos e responsáveis são definidos no plano de ação, a produtividade aumenta, e os processos internos são otimizados.

Afinal, todos os integrantes da equipe já sabem o que devem fazer, quando devem fazer e até quando devem entregar as tarefas. Logo, outro benefício direto é a garantia de cumprimento de prazos.

Sobretudo porque, com as ferramentas, as chances de ter problemas na execução dos projetos reduzem.

Facilidade de aplicação

Um diferencial do 5W2H é a sua simplicidade na aplicação, sobretudo em comparação com outras ferramentas de gestão de projetos. Isso porque a ferramenta é aplicada com uma série de perguntas e respostas objetivas.

O mais difícil, na prática, é chegar às conclusões para cada pergunta e criar a estratégia para o projeto.

Custo reduzido

Por fim, vale destacar que a ferramenta pode ser aplicada sem recursos financeiros. Convenhamos: esse é um fator que pesa bastante na escolha pelos métodos usados na empresa.

Você não precisa baixar um software, por exemplo, para colocá-la em prática. Basta criar uma tabela simples e preencher todos os requisitos.

Como aplicar a 5W2H no seu negócio

Depois de se familiarizar com as vantagens do 5W2H, é hora de saber como ele deve ser implementado na prática.

Primeiro, tenha em mente que não são necessários softwares, equipamentos ou grandes investimentos. Você só precisa de uma planilha.

Dica: uma planilha no Google Drive é ideal porque permite armazenamento em nuvem, e você não corre o risco de perder as informações, além de poder compartilhar o documento com toda a equipe.

Com isso em mente, crie sete colunas, uma para cada letra. Ao lado de cada uma, coloque as respostas para as suas respectivas perguntas.

Já o passo a passo para elaborar o 5W2H consiste em cumprir cada etapa do checklist. Confira abaixo o que cada letra representa:

1. What: o que fazer

A pergunta inicial, no primeiro W, é simples: o que será feito?

Aqui a ideia é sintetizar o que é o projeto em si para ter um ponto de partida.

2. Why: por que fazer

A pergunta seguinte traduz o objetivo do projeto, ou seja, a sua razão de existência.

Defina quais são as razões que tornam o projeto necessário para a empresa  - elas servem como um direcionamento para as fases seguintes.

3. Where: onde fazer

Nesta etapa, é necessário definir o local onde o projeto será realizado e, portanto, onde surtirá efeitos.

O local pode ser uma rede social da empresa, caso o projeto seja uma campanha de marketing. Ou pode ser o salão de eventos da empresa, se a ideia for realizar uma confraternização entre colaboradores, por exemplo.

4. When: quando fazer

Aqui o objetivo é estipular a data de início do projeto e o seu prazo final. Quanto mais detalhado for o cronograma, melhor. Por isso, a ideia é definir as etapas de execução do projeto e o prazo para cada uma delas.

Dessa forma, fica mais fácil controlar o desempenho da equipe e o estágio em que se encontra o projeto.

5. Who: por quem será feito

Outro passo essencial é definir responsabilidades para cada atividade do plano de ação. É a hora de delegar tarefas e analisar quais integrantes farão atividades em conjunto.

Organizar essas informações visualmente por meio de um fluxo de trabalho é útil para que cada integrante da equipe saiba quais são suas responsabilidades.

6. How: como será feito

Nesta etapa, é preciso definir como o plano de ação ou projeto será executado. Em outras palavras, é como ele será aplicado na prática.

A ideia aqui é criar um planejamento detalhado e estipular métodos e ferramentas que serão usados nos processos.

Essa etapa é essencial porque serve como um guia de execução do projeto.

7. How much: quanto vai custar

Por fim, é necessário verificar os custos para o projeto e elaborar um orçamento.

Organizar as finanças é crucial para que a empresa não fique sem recursos no meio do projeto e não tenha que cancelá-lo de surpresa por falta de dinheiro.

E aí, viu como é uma ferramenta simples de aplicar na prática?

Se você ficou com alguma dúvida sobre o método 5W2H ou tem uma dica extra para compartilhar, deixe nos comentários abaixo. Aproveite para compartilhar o artigo com seus colegas de trabalho.

0 Comentario "O que é 5W2H e como aplicar esse plano de ação"

link patrocinado

Saldão de Eletros

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.