Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

5 dicas para criar o nome da sua startup


Twitter, Flickr, Klout. Consoantes perdidas e palavras que parecem vir de línguas indecifráveis se tornaram a marca registrada dos nomes de startups na era da web 2.0. 

Para os mais preguiçosos, surgiram até os geradores automáticos de nomes. Fiveblab, Chattype, Quitri. É só apertar o botão e pronto, sua startup foi batizada! 

Brincadeiras à parte, escolher o nome da sua empresa exige um pouco mais de cuidado. Afinal, é por ele que seu negócio ficará conhecido pelo público e pelo mercado. 

Pedro Renan, da Logovia, startup que promove concursos entre designers para a criação de marcas e logotipos, dá algumas dicas para ajudar a cumprir essa missão com sucesso: 

1. Verifique se o domínio está registrado 
Parece algo óbvio, mas várias empresas decidem o nome e somente depois que está criada toda identidade visual é que elas verificam o registro do site. E se acontece de ele já estar registrado, aí todo processo de criação terá sido em vão, acarretando perda de tempo e dinheiro. 

Novas extensões, como .me, .at e .be, estão disponíveis e podem ser mescladas ao nome da empresa para abrir novas possibilidades. O encurtador de URLs brasileiro Migre.me é um exemplo. 

2. Não crie nomes pensando somente no presente 
Várias empresas criam nomes baseados em serviços que elas oferecem no momento do lançamento. Entretanto, no futuro, caso queiram lançar novos produtos, terão uma séria dificuldade em vincular a marca àquele novo serviço. 

A nacionalidade da empresa também deve ser levada em consideração. “Não crie nomes que tenham diversos sentidos em outros países. Isso também inviabilizará uma futura internacionalização”, diz Renan. 

3. Trocadilhos 
Nomes engraçados podem ser interessantes no primeiro contato com a marca, mas podem também tirar a credibilidade da empresa. Evite também as gírias –elas ficam ultrapassadas em pouco tempo. 

4. Permutações 
Usar a criatividade unindo palavras que tenham um significado lógico para sua empresa com um novo vocábulo criado especialmente pela a marca pode gerar um bom impacto e facilitar na hora de o nome ser lembrado pelos clientes. 

5. Nome, slogan e identidade visual 
O nome não deve ser pensado de forma aleatória, separado de slogan, logotipo e missão da empresa. Todos esses itens devem possuir sinergia entre eles e exprimir o que sua empresa quer deixar no mercado. 

0 Comentario "5 dicas para criar o nome da sua startup"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.