Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Marketing de guerrilha: A sua empresa está preparada para lutar?

Em um mundo cada vez mais corporativista, cheio de grandes empresas que gastam milhões em publicidade, propaganda e marketing, será que as pequenas empresas, sem praticamente verba alguma para comunicação, têm espaço? Claro que sim! E para isso elas se utilizam de uma técnica interessante: o marketing de guerrilha.
Por Alexandre Bigaiski
O termo “Marketing de Guerrilha” surgiu com base nas guerras que aconteceram (e que às vezes ainda acontecem) na história da humanidade. O conceito básico é o de que mesmo uma tropa tendo menos recursos de armamento ou efetivo, por exemplo, pode derrotar um grande exército com todos os recursos possíveis. Mas, será que isso é realmente possível? A guerra do Vietnã prova que sim. E no marketing essa técnica também funciona.
Então, isso quer dizer que, mesmo não tendo muitos recursos (ou quase nenhum) você pode trabalhar com o marketing da sua empresa. Um exemplo que podemos facilmente visualizar é o uso das redes e mídias sociais atualmente. Não é necessário pagar nada para estar lá no Facebook, por exemplo. Claro, é necessário um funcionário ou uma pessoa que entenda de redes sociais. É necessário também acesso à internet e possivelmente alguma estrutura física. Mas, mesmo assim, não se gasta muito dinheiro. As empresas utilizam-se muito desse recurso ultimamente. Se gasta muito menos do que trabalhar com as mídias tradicionais, não que elas não sejam importantes, aliás, o melhor é trabalhar com uma comunicação integrada, na qual usamos vários (ou todos) os recursos disponíveis.
O uso de materiais gráficos, como os oferecidos: panfletos, folders, cartões de visita, adesivos etc. também podem ser utilizados no planejamento do marketing de guerrilha, por serem materiais muito baratos e eficientes. A contratação de pessoas para distribuição destes materiais não custa muito, e dependendo do caso, a própria pessoa pode fazer esse trabalho de distribuição.
Vamos a alguns exemplos. Em uma ação para uma academia de ginástica você pode contratar alguns atores e atrizes bem sarados, com um belo físico para fazer performances em uma praça ou supermercado. Logo em seguida eles podem entregar o cartão de visita e o folder da academia. Se for uma academia de artes marciais também podem ser feitas apresentações com alguns atores e, logo em seguida, haver a entrega dos materiais gráficos. Certamente são ações de bastante impacto no público.
Então, não pense que, mesmo a sua empresa não sendo uma das maiores, você não pode trabalhar com marketing. Na verdade, é até uma obrigação para que o seu negócio prospere cada vez mais. E tenha uma certeza: vai dar resultado.


VAGNER FERNANDES DAVID  Pride Commerce  |  www.pridecommerce.com  |   11 9707-7778  |  18 9781-2575 |  18 8806-8356

0 Comentario "Marketing de guerrilha: A sua empresa está preparada para lutar?"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.