Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

O que fazer quando o seu pagamento está atrasado




Você trabalha duro. Ouve o seu cliente. Faz tudo o que ele pede. Faz e refaz todas aquelas revisões que ele solicita. Entrega o trabalho na data combinada e espera, espera e espera. O seu pagamento está atrasado. O problema é que você tem muitas contas para pagar, e claro, merece receber pelo trabalho que fez.
Por Alexandre Bigaiski
Traduzido e adaptado do artigo Get Paid: What to Do When The Check is Late do blog Freelance Switch.
O fato é que, querendo ou não, este é um problema que faz parte da vida dos freelancers. E também precisamos saber que nem sempre os clientes fazem isso propositalmente. Alguns deles simplesmente são lentos para fazer as coisas. Por isso, colocamos neste artigo algumas dicas de como receber o seu pagamento em dia.

Sempre envie a fatura

Existem algumas empresas que não necessitam de uma fatura para pagar você, elas simplesmente depositam o seu dinheiro no momento em que o trabalho é aprovado. Mas, por medida de segurança, sempre envie uma fatura ao seu cliente. Se acontecer algo indesejado você terá bases concretas para poder resolver a situação da melhor forma possível.

Confira o seu contrato

Talvez você saiba (ou tenha esquecido) que o prazo de pagamento dos serviços varia muito. Alguns são contratos informam prazos de pagamento de 30 dias, 45 dias, 90 dias… Fique atento a isso. Sempre leia o contrato antes de assiná-lo. E faça isso com frequência, pois existem clientes que modificam os termos do contrato sem avisá-lo e você poderá ter uma surpresa indesejada.

Seja paciente

Sabemos que, para a maioria dos freelancers, um pagamento que deveria cair trinta dias depois do trabalho ainda não caiu trinta e um dias depois, causa aflição. Tenha paciência. Isso acontece com certa frequência. Muitos profissionais começam a ficar nervosos, reclamar em todos os fóruns, pedir dicas para outros profissionais sobre o que fazer etc. Não fique nervoso. Programe-se e considere a hipótese de que um atraso pode ocorrer. Cada um tem o seu prazo máximo. Por exemplo, você pode esperar, no máximo, uma semana de atraso. Então, antes disso, entre em contato com o seu cliente para verificar o que está acontecendo. Não estamos dizendo que isso é o certo, mas é assim que as coisas são.

Envie um e-mail

Quando percebemos que há muito atraso no pagamento, o que nos causa desconforto, podemos enviar um e-mail amigável para o cliente. No artigo original do blog, o escritor dá um exemplo de e-mail que ele envia para os seus clientes. (Texto adaptado).

E-mail exemplo

Caro cliente,
Espero que esteja tudo bem!
Eu estava verificando os recibos de pagamentos e as minhas contas hoje e percebi que ainda não recebi o pagamento pelos cartões de visita que vendi/produzi para o senhor, no dia 22 de janeiro de 2011. O número da fatura é 3625 e o valor é de R$ 220,00. O senhor se importaria em verificar esta fatura para mim, por favor?
Normalmente os clientes respondem rapidamente e resolvem o problema.

Segure

Se você está com algum problema em relação a pagamento de algum cliente, segure-se. É difícil negar mais um trabalho deste ou de qualquer outro cliente. Antes de aceitar o trabalho, lhe escreva algo como:

E-mail exemplo

Caro cliente,
Eu realmente estou muito empolgado em fazer outro trabalho para o senhor / mais cartões de visita / folders / panfletos / adesivos, mas estou desconfortável para aceitar, pois verifiquei que existem três faturas ainda não pagas pelo senhor. O senhor poderia verificar esta situação para mim antes de começarmos um novo trabalho? Assim que tudo se resolver, farei o trabalho com a satisfação de sempre.
Se acontecer este tipo de problema no meio de um trabalho para tal cliente, sinta-se à vontade para também parar o trabalho no meio até que a situação do pagamento seja resolvida. Existem casos de profissionais que até param de realizar trabalhos para este tipo de cliente porque a situação pode se tornar insustentável. O cliente tem o seu valor, mas o valor do profissional nunca deve ser esquecido.

Procure ajuda

Se o pagamento esperado estiver realmente atrasado, e você perceber que o pagamento nunca será realizado, muna-se de meios legais para cobrar o cliente, como contratar uma agência de cobrança, por exemplo. Se precisar, leve-o ao Juizado de Pequenas Causas ou entre em contato com alguma associação de freelancers da sua região.
Em tempo! Se você está com algum pagamento que ainda não recebeu, continue trabalhando ou procurando outros clientes para manter a fluência do trabalho. Afinal, você não pode parar.
E você, como faz para cobrar o seu cliente? Conte-nos no campo de comentários.

Abraços e bons negócios.

0 Comentario "O que fazer quando o seu pagamento está atrasado"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.