Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Educação Financeira - Estudo completo com cartilha




Equilibrar o orçamento doméstico não significa apenas aprender a cortar gastos e economizar. Significa assumir o compromisso de controlar suas receitas e despesas. Pensando nisso, a PRIDE criou dicas para ajudar você a lidar melhor com o dinheiro, e assim viver a vida sem imprevistos. 

 


DICAS DE PLANEJAMENTO

Dívida nenhuma resiste a um bom planejamento financeiro. Por isso, a PRIDE Serviços preparou dicas para você aprender a se planejar:

PLANEJANDO PARA DAR CERTO


    Defina seus objetivos

    Antes de fazer uma nova dívida, pense em quais são seus objetivos no longo prazo respondendo as perguntas abaixo:

    a) Quanto tempo levará para conseguir o que eu quero?
    b) O dinheiro que eu tenho me permite assumir uma nova dívida e ainda atingir este objetivo?
    c) Como posso me organizar para conseguir o que quero?
    Estabeleça um plano

    Para que seus sonhos sejam realizados, é necessário se planejar. E um bom exemplo disso são as atitudes abaixo:

    a) Estipule quais são suas as prioridades;
    b) Para cada objetivo pense em como você pretende alcançá-lo;
    c) Avalie quanto dinheiro você irá precisar para realizar seus objetivos;
    d) Calcule a quantia que você terá que poupar todo mês.

    Um planejamento como este ajuda você a usar melhor seu dinheiro.
    faça as contas


    Depois de fazer o planejamento, coloque na ponta do lápis quais são seus ganhos e gastos mensais. Aí vão algumas dicas para ajudá-lo a fazer este levantamento:

    1º Some todos os seus ganhos: salário líquido (já descontados os impostos), trabalhos extras, pensões e assim por diante.
    2º Anote todos os gastos que você tem ao longo do mês, desde as contas de aluguel, água, luz, fatura do cartão de crédito até gastos com presentes, refeições e lazer.
    3º Anote suas despesas fixas, como aluguel e prestação da casa própria ou do carro;
    4º Anote suas despesas variáveis, como contas de água, luz e cartão de crédito;
   
5º Anote suas despesas imprevistas, como reformas, multas e medicamentos;
    6º Some todos os ganhos e subtraia todas as despesas para ver o saldo. O ideal é que exista um equilíbrio entre os ganhos e os gastos.
    siga o que planejou

    Tão importante quanto fazer um bom planejamento é seguir o que foi planejado. Então, pense em seus objetivos antes de fazer compras por impulso. Tenha sempre em mente as dicas abaixo:
    a) O importante é ter os pés no chão e registrar sempre todas as despesas;
    b) As palavras de ordem são organização e controle do orçamento doméstico;
    c) Com um orçamento doméstico detalhado, é possível controlar as despesas e ainda fazer uma reserva para situações de emergência.

    Para resultados ainda melhores no controle do orçamento, use planilhas para controlar a relação ganhos/despesas mensais, atualizando os valores diariamente.

Para evitar uma situação de emergência, nada melhor que controlar suas despesas. Por isso, esteja sempre preparado com as dicas da Boa Vista Serviços:

E se algum imprevisto acontecer?


    O que fazer se as despesas forem maiores que os ganhos?

    O ideal é que seus ganhos sejam maiores que suas despesas. Assim, você pode guardar dinheiro todo mês para realizar seus sonhos. Mas caso suas despesas estejam maiores, seguem algumas dicas:

    a) Corte despesas imediatamente para não precisar recorrer a empréstimos, cheque especial, cartão de crédito, entre outras opções que só aumentam a dívida;
    b) Negocie as dívidas com as empresas credoras, assim você diminui o risco de ter seu nome incluído no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito – Cadastro Negativo);

    Com seu nome todo o cuidado é pouco

    Seu nome é o seu maior patrimônio. Mas às vezes perdemos o controle do orçamento e não conseguimos quitar as dívidas. Resultado: seu nome acaba indo parar no SCPC (Cadastro Negativo). E por causa disso, você tem dificuldades para comprar a prazo, pagar com cheque ou obter financiamento.
    Para regularizar sua situação, consulte o SCPC levando identidade com foto (RG ou carteira de motorista) e CPF originais. Vá até o setor de atendimento ao consumidor e consulte as pendências financeiras em seu nome. Os atendentes da Boa Vista Serviços oferecerão toda orientação necessária, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
    Situações de Débito, o que fazer?

    Registro de Débito

    Vá até a empresa para qual você está devendo, fale com a área de cobrança e regularize sua dívida. A própria empresa se encarregará de comunicar a quitação da dívida ao SCPC e solicitará a retirada do registro negativo em seu nome.
    Atenção: sempre exija um documento que comprove a regularização. Se preferir, vá também ao SCPC e apresente a cópia autenticada que comprova o pagamento ou o acordo com a empresa. Ou ainda, uma cópia simples junto com o documento original.

    Título Protestado em Cartório

    Se não tiver a informação de quem o protestou, solicite a certidão de protesto no cartório que consta a dívida para que seja possível localizar o credor. Então, faça o pagamento total do débito. Depois, para o cancelamento, dirija-se ao Cartório de Protestos onde a dívida estava registrada, com os seguintes documentos:
    1) Título ou documento de dívida original com carimbo do protesto ou, na falta do título ou documento de dívida, apresentar declaração de anuência com todos os dados: número, emissão, vencimento e valor, com firma reconhecida e qualificação completa de quem assina. Se for pessoa jurídica, papel timbrado e número do CNPJ.
    2) Cancelado o protesto junto ao Cartório, este deverá comunicar o cancelamento do registro ao SCPC. Mas, se preferir, vá até o SCPC e apresente a certidão original, acompanhada de cópia simples, ou então uma cópia autenticada na mesma data e no mesmo cartório onde foi emitida a certidão original.

    Cheque que consta no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos (CCF)

    Recupere o cheque e vá à respectiva agência bancária em que você tem conta corrente e regularize a situação, comprovando o pagamento que deu origem à ocorrência. Se não souber para quem emitiu o cheque, solicite à agência na qual possui conta a microfilmagem do mesmo.
    Após essa regularização, peça ao gerente que retire seu nome do referido cadastro (CCF). Ao pedir a exclusão, lembre-se de solicitar ao banco que lhe dê o recibo da carta de solicitação, que comprova que o cheque foi liquidado.
    Se não localizar o cheque, leve à agência bancária na qual possui conta a carta do credor com firma reconhecida, bem como as certidões dos dez cartórios de protestos da cidade onde o cheque foi emitido.

 

Todo mundo tem sonhos: comprar um carro, uma casa própria, pagar a faculdade dos filhos ou fazer uma viagem em família. Realizá-los é possível! Basta se planejar. Planejamento pode ser simples e faz toda diferença na hora de controlar seus ganhos e gastos.
FAÇA O DOWNLOAD  da cartilha para ajudar você a lidar melhor com seu dinheiro:

0 Comentario "Educação Financeira - Estudo completo com cartilha"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.