Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Empreendimentos tecnológicos ganham recursos sofisticados


A cidade não para, a cidade só cresce! E, junto com ela, novas construções apostam em tecnologia de ponta e muita inovação para oferecer experiências inéditas e mais segurança aos moradores e ainda facilitar – e muito – a vida dos zeladores. Claro, por enquanto, estamos falando apenas de apartamentos de alto padrão, mas o interessante é que a novidade começa a aparecer por aqui.


Em uma mega construção, que em pouco tempo vai colocar dez novas torres na zona sul de São Paulo, todo o empreendimento usa meios digitais não só para facilitar a vida de quem vai gerenciar o complexo como também preza pela sustentabilidade ambiental e econômica do local.
Na parte ambiental, os prédios vão contar com sistema interativo que vai informar, em tempo real, o consumo de água, energia e condições de trânsito e tempo. O complexo também vai trazer um sistema inovador de gerenciamento de resíduos a vácuo.
"Ele tem um sistema com tubos de 500 milímetros onde a pessoa tem o acesso para jogar o seu resíduo desta maneira, classificando como orgânico, reciclável ou comum, que é aquele descartado no aterro. Este resíduo é sugado por uma tubulação a vácuo e endereçado a esta central de gerenciamento de resíduo. Daí ele é compactado, e aí sim a gente encaminha os três tipos”, diz Saulo Nunes, diretor da Odebrecht.
O sistema é composto por infraestrutura e redes, sistemas e serviços e canais de mídia; tudo interligado. Espalhadas pelo empreendimento e também em cada unidade, telas interativas trarão desde as informações mais simples até todos os dados necessários para quem gerencia os prédios ter noção de como anda o projeto de redução de emissão de carbono.
Os condôminos também terão acesso a esses dados; as informações poderão ser acessadas através de aplicativos disponíveis para tablets e smartphones.
"Tem medidores que fazem a leitura digital inclusive de forma remota para acompanhar a medição de água e energia”, explica Saulo.

Outra novidade que migrou dos empreendimentos corporativos para os residenciais é a total automação das unidades; trata-se de um software de gestão predial que controla toda a parte operacional do condomínio: iluminação, bombas hidráulicas, acessos, câmeras de segurança, alarmes e até o sistema de ar condicionado.

“O antigo zelador virou um gerente predial, onde ele tem que operar. A gente já deixa esse novo diferencial para ter toda a tecnologia, e o grande desafio é quem opera. Como você vai fazer isso para ter ganho, economias e tirar proveito?", questiona Josenei Spinelli, novas tecnologias / Porte Construtora.
Todo o prédio é cabeado por fibra óptica e a telefonia é em sistema de VoIP – voz sobre IP; ou seja, pela internet. Toda a área comum, assim como os apartamentos, possue rede wi-fi desde a entrega e os moradores ainda podem contar com até 16 pontos para conectar equipamentos à rede dentro de casa.
"O seu próprio smartphone é um ramal da telefonia dentro do seu apartamento, onde você circula por todo o empreendimento na rede, que é seu smartphone”, diz Josenei Spinelli.
Nos modelos mais luxuosos, a automação extrapola a área comum e é entregue toda pronta também nos apartamentos.
“É tudo 100% automatizado. Você tem o controle na porta de serviço, integrado na automação, e tem a iluminação de todas as áreas do apartamento, que são controladas pela automação. Todas as venezianas externas são motorizadas e o ar-condicionado também já está integrado”, destaca Jean Pascal, engenheiro da Z-Wave Tecnologia.
O comprador ainda recebe um tablet com a planta do apartamento para controlar todos esses elementos à distância nos diferentes cômodos da casa. Alguns prédios oferecem até a opção de controle do consumo de energia da unidade. Mais do que comodidade e luxo, a automação evita o desperdício de água e energia e ainda oferece mais segurança aos moradores.
Da porta pra dentro é tudo sem fio; não é necessário sequer uma central para conectar todos esses equipamentos de controle. O segredo, claro, está na tecnologia utilizada há alguns anos na automação residencial.
"O diferencial desta tecnologia é o fato de ter uma rede em malhas em que você não precisa ter tanta potência de transmissão entre um módulo e outro. Cada elemento como persiana, luz, termostato e ar-condicionado serve como repetidor de sinal. À medida que você vai populando a casa com dispositivos, você aumenta o alcance e tornando a rede mais robusta", completa Pascal.
Aliás, se você se interessar pelo assunto, abaixo do vídeo separamos o link de uma reportagem sobre a casa do futuro. Acesse e confira quanta coisa interessante o mundo digital já oferece para trazer mais segurança e comodidade para o seu dia a dia.

0 Comentario "Empreendimentos tecnológicos ganham recursos sofisticados"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.