Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Entenda a importância do SAC no e-commerce



Já pensou que, em tempos de compras virtuais, oferecer o melhor Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) online aos  seus clientes pode ser um fator decisivo para o sucesso do seu e-commerce? O segredo é sempre se lembrar de que o foco de uma loja virtual deve estar em proporcionar a melhor experiência de compra para o usuário, o que envolve especialmente contar com um atendimento rápido, eficiente e respeitoso.

As vantagens de se investir em um bom SAC são inúmeras, indo desde fidelizar clientes habituais pelo bom atendimento até captar novos clientes por meio de indicações de usuários satisfeitos e ser referência em bom atendimento no e-commerce. Mas como exatamente conseguir desenvolver um bom serviço de atendimento ao consumidor? Pois confira o artigo completo e descubra.

Cuidar do atendimento pós-venda

Algumas empresas simplesmente não medem esforços para conquistar clientes e fechar compras, mas assim que recebem alguma sugestão, uma reclamação ou mesmo um pedido de ajuda, não oferecem o mesmo atendimento rápido e eficiente das etapas anteriores. É preciso ter consciência de que um cliente insatisfeito com o atendimento pós-venda não só pode deixar de comprar novamente na sua loja como não indicará seu produto para outras pessoas, fazendo com que o e-commerce não perca só um, mas vários clientes. O pós-venda no e-commerce é, portanto, crucial!

Monitorar as redes sociais

Hoje em dia, as impressões de praticamente qualquer pessoa — esteja ela satisfeita ou insatisfeita e tenha ela razão ou não — podem facilmente ir parar nas redes sociais e tomar enormes proporções, pelos mais diversos motivos. Assim, se seu e-commerce extrapola o prazo de entrega combinado, já pode ser motivação suficiente para o cliente ir até o Facebook dizer com todas as letras que não recomenda sua loja porque ainda não recebeu seu produto. Claro que nenhuma empresa está isenta de cometer erros, mas a maneira como ela lida com isso faz toda a diferença! Portanto, monitorando as redes sociais para responder possíveis reclamações você fica preparado para mudar uma percepção negativa do cliente com relação a seus produtos, serviços ou atendimentos.

Reagir às dúvidas mais frequentes

Quando você percebe que algumas dúvidas de consumidores aparecem mais frequentemente ou até mesmo se consegue antecipar alguns questionamentos comuns — relativos à forma de pagamento, ao prazo de entrega, à mudança no cadastro e assim por diante —, pode ser interessante disponibilizar um campo para perguntas e respostas recorrentes. Tudo bem que organizar esse conteúdo pode levar algum tempo, mas esse prévio trabalhinho extra com certeza poupará tanto seu tempo como o de seus clientes depois!

Dar tratamento humanizado

Não é porque o atendimento no e-commerce é feito todo virtualmente que você não pode conseguir oferecer um tratamento humanizado, respeitoso e acolhedor. Fato é que a eficiência do sistema na compra é essencial para que o negócio seja efetivado, mas cuidar da maneira com a qual você conversa com seu cliente antes, durante e depois da transação pode também ser um grande diferencial.

Usar o feedback a favor do e-commerce

O medo de se deparar com um retorno negativo pode se transformar em um dos maiores aliados do e-commerce se o empresário souber utilizá-lo de maneira a melhorar seu negócio. Assim, se o cliente fornece uma informação valiosa que pode ajudar o gestor a entender o que há de errado nos processos do seu negócio, é preciso explorar esse feedback ao máximo, a fim de entender como solucionar a questão para que outra pessoa não tenha que reportar o mesmo problema.

A gestão de um e-commerce obviamente tem suas particularidades, que, exatamente por isso, devem ser encaradas com muito cuidado. E, como você aprendeu aqui, é aí que entra um bom Serviço de Atendimento ao Consumidor! Pronto para colocar nossas dicas em prática? Acha que deixamos algum aspecto importante de fora? Comente aqui e divida suas impressões e sugestões conosco!

0 Comentario "Entenda a importância do SAC no e-commerce"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.