Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Escolha o investidor certo para o seu negócio

Na hora de procurar investimento para seu negócio é preciso ter algumas respostas definidas para escolher o investidor certo

 

Você tem uma ideia e tudo o que quer é correr contra o tempo, captar investimento e colocar logo a sua startup para funcionar. Neste momento, surge a questão: o que devo fazer para um investidor escolher o meu empreendimento? A resposta é difícil? Você está fazendo a pergunta errada. O processo deve ser inverso. O investidor deve ser escolhido. E esta missão é sua.



Para ajudar nesse processo, Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora, empresa que apoia startups com gestão e capital semente, levanta algumas questões que ajudam a encontrar o caminho certo para buscar investimento para o seu negócio: 



1) Sua empresa é interessante para investimento? 
Antes de mirar o investidor, olhe para você mesmo: seu projeto é realmente inovador? É atraente para alguém que deseja um retorno de R$ 10 ou mais para cada R$ 1 investido em sua startup? Para conquistar um investidor, você precisa convencê-lo de que esse retorno tem boas chances de acontecer. Além disso, verifique se ele tem alguma restrição quanto à localização geográfica da empresa. 

2) Qual é o seu estágio de evolução? 
Escolha o investidor certo para esse estágio. Se você tem somente uma ideia, use seu próprio capital ou o de familiares e amigos. Protótipos e produtos que já tenham usuários são adequados para investidores anjo e aceleradoras, enquanto fundos de capital semente normalmente estão interessados em times completos com produtos que já tragam receita. Existe uma relação direta entre seu estágio, o capital de que você precisa e o capital que o investidor está disposto a aportar. Os empreendedores perdem muito tempo por não observar isso. 

3) O investidor tem experiência no setor em que você atua? 
Se seu foco está em plataformas móveis, procure investidores que tiveram casos de sucesso ao expandir ou vender empresas mobile. O mesmo vale para games, e-commerce, biotecnologia e outros setores. Investidores gostam de mercados específicos, então procure saber quais são esses mercados antes de abordá-los. 

4) Você quer ceder o controle da sua startup? 
Muitos investidores inexperientes - até mesmo fundos - buscam uma participação próxima de 50% ou mais, para ter uma influência forte ou até mesmo o controle da empresa investida. A não ser que você queira trabalhar com foco no produto e ter um CEO que responde aos interesses do investidor, procure fundos que esperam uma participação menor que 50% - de preferência, entre 20% e 30%. Afinal, é necessário deixar espaço para outros investidores que venham no futuro.

5) Quanto o investidor traz além de dinheiro? 
Investidores não representam somente capital - eles trazem networking, gestão, apoio jurídico, boas práticas de mercado e passarão a ser seus sócios. A expressão smart money - ou dinheiro inteligente - existe justamente para identificar aqueles que trazem um valor agregado maior que somente o aporte financeiro feito na startup. 

6) Como é o histórico de relacionamento com empresas que receberam investimento? 
Seja um anjo ou um fundo, é interessante consultar os empreendedores que receberam investimento deles e pedir um feedback sincero sobre o relacionamento startup-investidor. Ele influencia pouco ou muito na gestão? As metas são acordadas ou impostas? Tudo isso faz diferença para o relacionamento pós-investimento. 

7) Depois de conversar com vários, de qual você gostou mais? 
Se você tiver a sorte - e a competência - de ser interessante para vários investidores diferentes com boas propostas de aporte, escolha aquele com quem você se relaciona melhor pessoalmente. Se você tem uma boa sinergia com o gestor do fundo, por exemplo, centenas de pequenos problemas no futuro serão resolvidos rapidamente com uma conversa amigável e focada no que é mais importante: o bem-estar e o sucesso da empresa.

0 Comentario "Escolha o investidor certo para o seu negócio"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.