Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Você conheçe a Zappos: veja a sede da empresa que entrega ‘uau’

No e-commerce de sapatos e roupas, a personalidade dos funcionários aparece na decoração do ambiente e no atendimento ao cliente


Decoração em um dos ambientes da Zappos
“Transmitir UAU sempre” e “abraçar e conduzir mudanças” são os primeiros valores da Zappos, empresa americana de e-commerce de sapatos e roupas. Mas os valores seguintes de uma lista de dez são “criar diversão e um pouco de esquisitice” e “ser ousado, criativo e ter a mente aberta”. São justamente essas duas propostas que ficam evidentes na sede da Zappos, em Henderson, ao lado de Las Vegas. A Pequenas Empresas & Grandes Negócios visitou o quartel-general do e-commerce ontem (20/2), junto com a delegação de brasileiros organizada pelo Grupo Bittencourt. 

No prédio de dois andares, não há muito limite para a esquisitice da decoração. Os funcionários trabalham em baias, que são adornadas com bichos de pelúcia, sapatos, balões, folhas, recortes de papel, colagens, fotos, peças de roupas, manequins, alimentos e bebidas. Cada funcionário é encorajado a “ser ele mesmo”, tanto na decoração quanto na aparência e no comportamento. Há concursos de dança espontâneos e um dia por ano em que homens voluntários raspam o cabelo sem razão alguma. 

A descontração e o espírito de unidade e de família entre os empregados são parte da cultura desenvolvida por Tony Hsieh, fundador da Zappos. O negócio nasceu em 1999 com a proposta de vender sapatos de diversos tipos e tamanhos pela internet. Desde então, o site ampliou sua oferta também para itens de vestuário. Mas o principal diferencial da loja online é o serviço ao cliente – seja em uma entrega mais rápida do que o prometido ou no atendimento por chat personalizado. 

A Zappos foi vendida para a Amazon em 2010 em um acordo de troca de ações avaliado em mais de US$ 1 bilhão. Mas, mesmo com a mudança nos acionistas, Hsieh manteve a cultura do negócio. Como a informalidade impera, os membros da “família Zappos” trabalham em baias iguais, sem escritórios fechados. O próprio fundador e CEO ocupa uma mesa coberta de objetos, e os funcionários o abordam sem cerimônia. 

Há somente três exceções para a ausência de escritórios: os dois advogados, que trabalham em espaços fechados, e a “life coach”, que também tem uma porta. A profissional presta atendimento aos empregados e os ajuda a encontrar – e atingir – metas pessoais e corporativas. As conversas podem acontecer em salas de reunião e no escritório da coach. 

O prédio tem um refeitório, onde cozinheiros servem refeições a US$ 3 o prato. O espaço é pequeno, e muitos funcionários usam sua meia hora de almoço para comer na própria mesa de trabalho. Há ainda máquinas de refrigerante e de Red Bull e pequenas estações com chocolates, bolos e pipoca espalhadas pelo prédio. 

Os funcionários Jon e Kelly Wolske, que são casados, recebem os visitantes na sede da Zappos. Ele é “evangelista” da cultura do negócio e dá palestras; ela cuida dos treinamentos da empresa. Os dois afirmam: apesar da descontração, o negócio tem metas e não pode parar de crescer. Todos os dias, os gestores recebem e-mails com o patamar das vendas. A cada trimestre, a empresa para uma grande reunião em que discutem os resultados. Os funcionários não recebem bônus – a ideia é que o ótimo relacionamento com clientes leve às vendas. 

Kelly enumera as práticas da Zappos que levam ao sucesso da empresa: a empatia e a possibilidade de cometer erros e pedir desculpas; o empoderamento do funcionário para que tome decisões – se ele achar que deve mandar algo de graça para o cliente, pode fazer isso; e uma conexão pessoal e emocional que dá valor às pessoas. 

Veja, nas fotos, como é o ambiente da Zappos. Ainda neste ano, a empresa irá se mudar para o centro de Las Vegas, e cada funcionário deverá começar de novo a decoração inusitada do seu espaço.
Acesse a galeria de fotos.

0 Comentario "Você conheçe a Zappos: veja a sede da empresa que entrega ‘uau’"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.